Publicidade

cotidiano

Com frente fria, Campinas registra menor temperatura de 2022

Massa de ar de origem polar deixa tempo gelado na região

| ACidadeON Campinas -

Campinas tem manhã mais fria do ano (Foto: Denny Cesare/ Código 19)

Campinas registrou na manhã desta quinta-feira (5) a temperatura mais baixa do ano. Segundo o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, às 6h28 a temperatura chegou a 10,2ºC.

Antes disso, a temperatura mais baixa de 2022 tinha sido registrada na madrugada do dia 16 de abril, com 11,7ºC. A medição aconteceu no fim de semana de Páscoa, que tinha tido até então os dias mais frios do ano.

CAUSAS

Segundo o Cepagri, a queda nas temperaturas é provocada pela entrada do ar frio, de origem polar, após a passagem de uma frente fria por todo o estado. Ainda às 7h, a temperatura seguia baixa, em 11ºC.

Além da baixa temperatura, uma das características de massas de ar de origem polar é o baixo teor de vapor de água, o que costuma acarretar baixa umidade relativa do ar.

Por isso, durante as tardes, a URA (Umidade Relativa do AR) deve ficar abaixo dos 40% em quase todo o estado, e não há previsão de chuvas para hoje ou para os próximos dias.

Por conta do tempo seco, é indicada atenção com relação à hidratação (ingestão de líquidos, aplicação de cremes hidratantes e hidratação de mucosas), especialmente para pessoas com maior sensibilidade.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Segundo o Cepagri, as temperaturas seguem baixas, mas ainda não é previsto que a menor temperatura seja superada neste fim de semana.

"As temperaturas mínimas seguem baixas até o começo da próxima semana, apesar de uma gradual elevação, então não deve baixar ainda mais amanhã. Com a massa de ar sobre o continente, o tempo fica mais firme e seco, e geralmente também persiste estável por mais tempo", explicou o meteorologista Bruno Bainy.  

A partir da próxima semana, as temperaturas devem ficar mais amenas, mas o vento pode reforçar a sensação de frio à noite e nas madrugadas. 
 
"O frio persiste de forma mais intensa até amanhã, e no final de semana as temperaturas sobem um pouco mais e devem estabilizar até aproximadamente terça-feira, com mínimas em torno de 13ºC a 14ºC e máximas em torno de 26 a 27ºC. A partir de sexta-feira os ventos ficam mais intensos boa parte do dia - especialmente ao anoitecer, com velocidades médias sustentadas em torno de 25 a 30 km/h, o que pode reforçar a sensação de frio à noite e nas madrugadas", completou.

PRÓXIMA FRENTE FRIA?

Segundo Bainy, há expectativa de uma nova frente fria na próxima semana, por volta do dia 11. No entanto, segundo ele, ainda é preciso acompanhar a evolução das condições meteorológicas e o ajuste dos modelos matemáticos de previsão de tempo para uma melhor caracterização e detalhamento.

Publicidade