Publicidade

cotidiano

Com frio, Campinas aumenta vagas em abrigo para pessoas em situação de rua

Frente fria fez cidade registrar menor temperatura de 2022 nesta quinta; veja previsão

| ACidadeON Campinas -

Camas do Samim (Foto: Divulgação/PMC)

Com a frente fria que fez Campinas registrar a menor temperatura de 2022 nesta quinta-feira (5), a Prefeitura de Campinas anunciou que aumentou o número de vagas em abrigos para pessoas em situação de rua.

De acordo com a secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, além das 120 vagas já existentes no Samim (Serviço de Atendimento ao Migrante, Itinerante e Mendicante), foram criadas mais 40 na Casa da Cidadania.

Segundo a secretária de Assistência de Campinas, Vandecleya Moro, há ainda a possibilidade de aumentar mais vagas se for necessário.

"Estamos atentos às necessidades que este momento de frio mais rigoroso exige e nossos serviços estão capacitados para enfrentar o aumento da demanda. Caso haja necessidade, podemos ampliar até em 200 vagas a oferta de abrigo", disse.

Atualmente, Campinas conta com três abrigos masculinos, um feminino, um albergue municipal (Samim), um albergue emergencial para a proteção de covid e um albergue para moradores em situação de rua com sintomas gripais. 

Hoje, segundo o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, às 6h28 a temperatura chegou a 10,2ºC - veja previsão abaixo.

ACOLHIMENTO NA RUA

Desde domingo, dia 1º, Campinas iniciou a Operação Inverno, com serviço de acolhimento a pessoas em situação de rua no município por meio do SOS Rua, que pode ser acionado pelo WhatsApp no telefone (19 99984-6496) das 18h à meia-noite. A Operação Inverno se estende até o dia 30 de setembro.

Durante a Operação Inverno, o período de acolhimento do serviço SOS Rua passa a ser das 8h à 0h. O objetivo é acolher essas pessoas e, se elas aceitarem, encaminhar aos serviços da rede de proteção, de assistência social e de saúde do município. O SOS Rua conta com equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, psicólogos e educadores que atuam diretamente nas ruas.

Além da Operação Inverno, por meio do SOS Rua, a Prefeitura de Campinas mantém outras políticas públicas voltadas à população em situação de rua.

Centros POPs:

São equipamentos públicos que ofertam atendimento especializado para pessoas em situação de rua. As ações desenvolvidas são:

- acolhida

- escuta qualificada e compreensão do contexto familiar e social dos (as) usuários (as)

- orientação sobre documentação pessoal

- compreensão da complexidade e da dimensão social que perpassa a situação de rua

- incentivo à participação social dos (as) usuários (as) e a defesa de direitos e oferta de cuidados de higiene, vestuário e alimentação


QUEDA NA TEMPERATURA E PREVISÃO

Segundo o Cepagri, a queda nas temperaturas é provocada pela entrada do ar frio, de origem polar, após a passagem de uma frente fria por todo o estado. Ainda às 7h, a temperatura seguia baixa, em 11ºC.

Além da baixa temperatura, uma das características de massas de ar de origem polar é o baixo teor de vapor de água, o que costuma acarretar baixa umidade relativa do ar.

Para os próximos dias, as temperaturas seguem baixas, mas ainda não é previsto que a menor temperatura seja superada neste fim de semana.

"As temperaturas mínimas seguem baixas até o começo da próxima semana, apesar de uma gradual elevação, então não deve baixar ainda mais amanhã. Com a massa de ar sobre o continente, o tempo fica mais firme e seco, e geralmente também persiste estável por mais tempo", explicou o meteorologista Bruno Bainy.

Publicidade