Campinas amanheceu nesta sexta-feira (6) com predomínio de sol e tempo frio. Por volta de 7h15, a temperatura registrada pelo Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, era de 15,2ºC.
Ontem (5) Campinas registrou a menor temperatura de 2022, sendo que às 6h28 a temperatura chegou a 10,2ºC.
LEIA TAMBÉM
Com frio, Campinas aumenta vagas em abrigo para pessoas em situação de rua
Segundo os meteorologistas do Cepagri, a previsão é que o tempo siga estável, com predomínio de sol e temperaturas em gradual elevação. Hoje, as temperaturas ficam entre 13ºC e 24ºC. No sábado, devem ficar entre 13ºC e 26ºC.
A partir do entadecer de hoje e ao longo do final de semana, no entanto, os ventos adquirem intensidade moderada a forte (velocidades sustentadas entre 25 e 30 km/h), especialmente no período da noite, o que pode reforçar a sensação de frio.
CAUSAS
Segundo o Cepagri, a queda nas temperaturas é provocada pela entrada do ar frio, de origem polar, após a passagem de uma frente fria por todo o estado.
Além da baixa temperatura, uma das características de massas de ar de origem polar é o baixo teor de vapor de água, o que costuma acarretar baixa umidade relativa do ar.
Por isso, durante as tardes, a URA (Umidade Relativa do AR) deve ficar abaixo dos 40% em quase todo o estado, e não há previsão de chuvas para hoje ou para os próximos dias.
Por conta do tempo seco, é indicada atenção com relação à hidratação (ingestão de líquidos, aplicação de cremes hidratantes e hidratação de mucosas), especialmente para pessoas com maior sensibilidade.