Publicidade

cotidiano

Veja como será a operação especial para o dérbi em Campinas

Ação da Emdec teve início na madrugada, com bloqueio em nove cruzamentos; partida acontece às 16h, no Estádio Brinco de Ouro da Princesa

| ACidadeON Campinas -

Partida acontece no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas (Foto: Código 19)
Campinas terá uma operação especial da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), do 1º BAEP (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) e da GM (Guarda Municipal) neste domingo (8), em decorrência da partida de futebol entre Guarani e Ponte Preta, o chamado dérbi campineiro. 

Entre as ações previstas estão patrulhamento com aumento de efetivo, segurança em terminais e corredores de ônibus, monitoramento do setor de inteligência e bloqueios no trânsito da cidade (veja detalhes abaixo). 

A partida é válida pela 6ª Rodada da Série B do Campeonato Brasileiro 2022 e o jogo será no domingo de Dia das Mães, às 16h, no Estádio Brinco de Ouro da Princesa. A EPTV Campinas transmite a partida pela primeira vez em 11 anos. 

LEIA TAMBÉM 
Guarani tem mais jogadores com experiência em dérbis; Ponte aposta em estreantes 
Após demitir Daniel Paulista, Guarani vai de interino para o dérbi 

ESQUEMA ESPECIAL 

Mesmo com a entrada permitida somente para burgrinos por determinação do MP (Ministério Público), a GM afirmou que a corporação fará um reforço de patrulhamento com um aumento de efetivo, motos e viaturas no entorno do estádio. 

A segurança será intensificada em terminais e corredores de ônibus na região e no centro da cidade até que ocorra a dispersão de pessoas e torcedores. O setor de inteligência da corporação também estará monitorando situações específicas que envolvam o jogo entre Guarani e Ponte. 

Já o 1º BAEP terá monitoramento das torcidas e patrulhamento reforçado nas proximidades dos estádios e locais já conhecidos de enfrentamento das torcidas, em vista de prevenir tais comportamentos. A partir das 13h de domingo, serão realizadas ações de fiscalização. 

O batalhão ainda reforça que haverá fiscalização relacionada a fogos de artifício, em virtude da nova Lei 17.389/21 que proíbe a soltura, comercialização, armazenagem e transporte de fogos de artifício com estampido no Estado de São Paulo. 

TRÂNSITO 

De acordo com a Emdec, as operações no trânsito tiveram início ainda na madrugada, com a reserva de vagas em trechos da Avenida Imperatriz Dona Tereza Cristina, entre a Rua Conde D'Eu e a Avenida Guarani. 

A reserva segue na Rua Roberto Gomes Pedrosa (entre as vias Imperatriz Dona Tereza Cristina e Alaíde Nascimento de Lemos); na Rua Conde D'Eu (entre as avenidas Imperatriz Dona Tereza Cristina e Princesa DOeste); e em trecho da Rua Avelino do Amaral, nas proximidades da Avenida Princesa DOeste, onde terá o desembarque dos jogadores. 

BLOQUEIOS 

A Emdec ainda realiza bloqueios viários no entorno do estádio, com a proibição do tráfego de veículos a partir das 13h. Confira os nove cruzamentos bloqueados: 

- Avenida Imperatriz Dona Tereza Cristina x Rua Conde D'Eu;
- Avenida Imperatriz Dona Tereza Cristina x Avenida Guarani;
- Rua Roberto Gomes Pedrosa x Rua Alaíde Nascimento Lemos;
- Rua Avelino do Amaral x Avenida Princesa D'Oeste;
- Rua Rafael Andrade Duarte x Avenida Guarani;
- Rua Dom José Paulo da Câmara x Avenida Guarani;
- Rua Manoel Barradas x Avenida Guarani;
- Rua Durval Cardoso x Avenida Guarani;
- Avenida Guarani x Avenida Imperatriz Dona Tereza Cristina. 


Ao todo, a operação contará com 13 agentes da mobilidade urbana em campo, além dos operadores da Divisão de Controle Operacional e equipes semafóricas. A ação deve terminar por volta das 19h. 

Os motoristas poderão esclarecer possíveis dúvidas através do telefone 118, o "Fale Conosco Emdec". Para chamadas realizadas a partir de outra cidade ou DDD, o telefone é (19) 3731-2910.

Publicidade