Publicidade

cotidiano

Terremoto na Argentina é sentido em Campinas; Defesa Civil foi acionada

De acordo com o diretor do órgão, não é a primeira vez que tremores de terremotos em países da América do Sul são sentidos na cidade

| ACidadeON Campinas -

Defesa Civil fez vistoria em prédio após chamado por tremor (Foto: Arquivo PMC)

A Defesa Civil de Campinas informou nesta quarta-feira (11) que foi acionada e fez uma vistoria na noite de ontem em um prédio, no bairro São Bernardo, após moradores relatarem terem sentido um tremor no edifício. O chamado ocorreu por volta das 20h50, mesmo horário do registro de um terremoto que atingiu o Norte da Argentina (veja mais abaixo). 

"Fomos chamados à noite, no mesmo horário do terremoto, após moradores de um prédio relatarem que sentiram sensação de tremor na edificação. Fomos ao local e fizemos vistoria na parte estrutural, hidráulica, e não encontramos nenhum dano estrutural", afirmou o diretor da Defesa Civil, Sidnei Furtado. Segundo ele, um engenheiro vai fazer uma nova vistoria no prédio hoje. 

Além de Campinas, o diretor afirma que houve chamados em cidades da região. "Soubemos que houve ocorrência em Itatiba, em que os bombeiros e a Defesa Civil até evacuaram prédios, e soubemos também de Indaiatuba", disse ele. 

Segundo o Centro de Sismologia da USP (Universidade de São Paulo), foram dezenas de relatos de pessoas que sentiram um tremor por volta das 20h15 em cidades do interior e na capital de São Paulo.  

Em Indaiatuba, a Defesa Civil confirmou que foi chamada para atender ocorrências num prédio no Jardim Alice, na zona Sul e em outro na rua Tuiuti, zona norte.  

"Não houve danos e o atendimento se limitou a acalmar os moradores. Segundo o setor, esses pontos da cidade receberam ondas de choque acusadas pelo terremoto registrado na Argentina", informou o órgão.

NÃO É PRIMEIRA VEZ 

De acordo com o diretor, não é a primeira vez que tremores de terremotos em países da América do Sul são sentidos em Campinas. 

"Já aconteceu em outras situações, tivemos outros dois casos na década de 1990. Reflexos de tremor quando são sentidos em São Paulo temos relatos por aqui, mas é mais o susto, então fazemos a vistoria para verificar", explicou. 

NA INTERNET 

Nas redes sociais, internautas de cidades da região relataram os tremores. 

"Acabei de sentir um tremor, balançou um apartamento em Indaiatuba", afirmou um morador da cidade, em relato no Twitter.
"Terremoto de 6.8 na Argentina. Prédios em Indaiatuba tremem e assustam moradores", disse um outro usuário. 

O TERREMOTO 

O terremoto, de forte intensidade e magnitude 6,8 foi registrado a uma profundidade de 176 quilômetros na região de Jujuy, por volta das 20h, em área próxima à fronteira com o Chile e a Bolívia. 

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o tremor pôde ser sentido em Antofagasta (Chile), Valparaíso (Chile), e no Brasil.

Mais notícias


Publicidade