Publicidade

cotidiano

Frio: Campinas lança Campanha do Agasalho com mais de 100 pontos de coleta

A campanha vai até o dia 31 de julho; veja locais de pontos de arrecadação

| ACidadeON Campinas -

Pessoas podem doar cobertores e roupas (Foto: Carlos Bassan/PMC)

A Prefeitura de Campinas lançou nesta sexta-feira (13) a Campanha do Agasalho 2022. A ação acontece em meio à previsão de temperaturas abaixo dos 10ºC na próxima semana (veja mais abaixo). 

Ao todo, são mais de 100 postos de coleta em toda a cidade, com a possibilidade de ampliação. O propósito é a distribuição de roupas de inverno e cobertores à população socialmente vulnerável. 

Entre os pontos de coletas estão o Paço e a Câmara Municipal, o aeroporto de Viracopos, a Ceasa, além de escolas, supermercados, igrejas e shoppings. Veja a lista completa aqui

A campanha vai até o dia 31 de julho. No ano passado, segundo a Administração, foram arrecadadas 21 toneladas em doações. 

OPERAÇÃO INVERNO 

A ação acontece em conjunto com a Operação Inverno. Iniciada em 1º de maio, a operação Inverno já realizou 528 atendimentos, distribuiu 751 cobertores e realizou 70 encaminhamentos para abrigos, segundo balanço divulgado hoje. 

O abrigo extra da Casa da Cidadania, ampliação anunciada em 5 de maio, que começou ofertando 40 vagas, abriga atualmente cerca de 80. Além da Operação Inverno, por meio do SOS Rua, a Prefeitura de Campinas mantém outras políticas públicas voltadas à população em situação de rua. 

A CAMPANHA 

Neste ano, o slogan da ação é "Inverno Mais Quente com a Ajuda da Gente". De acordo com a Prefeitura, as principais preocupações são com a doação de roupas masculinas, pois são as que menos chegam por meio de doações. 

A secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas alerta também para a importância de se evitar a doação de roupas em mau estado de conservação. 

Os interessados em abrir um ponto de coleta de roupas podem entrar em contato com a Prefeitura pelos telefones (19) 2116-0165 ou 2116-0281. 

DIA D 

Segundo a Prefeitura, no dia 28 de maio, será realizado o Dia D de arrecadação no Paço Municipal. No decorrer do dia, equipes da prefeitura e de grupos de apoio coletarão roupas, cobertores e agasalhos para a população. 

As doações de roupas e cobertores serão encaminhadas aos serviços que atendem a população em situação de rua, serviços localizados nos bairros (Cras), abrigos municipais e para entidades parceiras da prefeitura de Campinas. 

Em função da pandemia, e sob orientação do Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde), as roupas doadas ficarão durante uma semana em quarentena como medida preventiva contra o covid-19. 

PREVISÃO DE FRIO INTENSO 

Campinas pode registrar temperaturas abaixo de 10ºC a partir da próxima semana, devido à chegada de uma intensa onda de frio que atingirá, praticamente, todo o país. De acordo com o Climatempo, a região sudeste do Brasil ainda poderá ter a ocorrência de geada. 

A mudança brusca de temperatura deve ocorrer no domingo (15), com probabilidade de chuva intensa a qualquer momento.
A frente fria virá acompanhada de um ciclone extratropical, que vai ficar parado por vários dias no oceano e por uma intensa massa de ar polar, que será a responsável por derrubar as temperaturas de forma bastante expressiva. 

O frio mais intenso na metrópole está previsto a partir de quarta-feira (18), com as temperaturas variando entre 6ºC e 17ºC. Sem previsão de chuva, a quinta-feira (19) deve apresentar mínimas ainda menores, com expectativa de 5ºC a 17ºC.

Mais notícias


Publicidade