Publicidade

cotidiano

Unicamp: prazo para pedido de isenção da taxa começa hoje

A partir deste ano, a Unicamp abriu a possibilidade para estudantes que são ou foram bolsistas em escolas particulares ou privadas solicitarem o benefício

| ACidadeON Campinas -


Estudantes podem solicitar isenção da taxa do vestibular (Foto: Luciano Claudino/Código19)

A Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares) da Unicamp abre nesta segunda-feira (16) o período para candidatos solicitarem isenção da taxa de inscrição
. O pedido valerá tanto para o Vestibular Unicamp 2023 quanto para a modalidade Enem-Unicamp 2023.

Os pedidos deverão ser realizados até o dia 7 de junho, exclusivamente pela internet, na página da Comvest (clique aqui). Candidatos de todo o país podem solicitar a isenção.

NOVIDADE

A partir deste ano, a Unicamp abriu a possibilidade para estudantes que são ou foram bolsistas em escolas particulares ou privadas solicitarem o benefício. O pré-requisito para receber a isenção, em todas as modalidades, é já ter concluído ou concluir em 2022 o ensino médio.

Com a inclusão, as isenções da taxa de inscrição passam a ser oferecidas em quatro modalidades:

1 - para candidatos provenientes de famílias de baixa renda (até um salário mínimo e meio bruto mensal por morador do domicílio) oriundos de escolas públicas; 

2 - funcionários da Unicamp/Funcamp; 

3 - para aqueles que se candidatarem aos seguintes cursos noturnos de Licenciatura ou Tecnologia (Licenciaturas em: Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia. Tecnologia em: Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Saneamento Ambiental); 

4 - para candidatos bolsistas de escolas privadas/particulares.

Ao todo, são oferecidas 6.680 isenções na modalidade 1, um número ilimitado de isenções nas modalidades 2 e 3, e 150 isenções na modalidade 4.

Segundo a Comvest, para solicitar a isenção na nova modalidade, os interessados deverão comprovar ter recebido bolsa de estudo, parcial ou integral, em escolas privadas, em todo ensino médio (ou alternativamente, ter cursado escolas pertencentes ao Sistema Senai, Sesi, SENAC e/ou outra instituição privada que mantém educação gratuita, em todo o ensino médio) e estar integrado a domicílio familiar cuja renda bruta corresponda a um salário mínimo e meio mensal por morador.

DOCUMENTAÇÃO 

Os estudantes devem consultar no edital, disponível na página da Comvest, a documentação necessária, específica a cada modalidade, para comprovação exigida no ato da solicitação dos pedidos de isenção. Os documentos devem ser digitalizados e enviados durante o período de inscrição, impreterivelmente.

A lista dos estudantes contemplados com a isenção será divulgada dia 29 de julho.  

Também a partir desta data, os contemplados irão receber exclusivamente via correio eletrônico um comunicado de que foram beneficiados. Os contemplados não são automaticamente inscritos no Vestibular Unicamp 2023 e no Enem-Unicamp 2023. É preciso, posteriormente, fazer as respectivas inscrições, utilizando o código de isento fornecido pela Comvest.

O calendário do Vestibular Unicamp 2023 já foi divulgado na página da Comvest e as inscrições serão realizadas do dia 1º de agosto ao dia 2 de setembro de 2022, pela internet. Já as inscrições para a modalidade Enem-Unicamp serão realizadas em novembro.

Publicidade