Publicidade

cotidiano

Campinas registra a 1ª morte por febre maculosa em 2022

Vítima é um soldado do Exército de 18 anos que faleceu em 24 de abril; confira sintomas

| ACidadeON Campinas -

Campinas vai ampliar alertas sobre risco de febre maculosa em parques (Foto: Denny Cesare/Código19)
 

Um soldado do Exército de 18 anos é a primeira vítima fatal da febre maculosa em Campinas em 2022. A informação foi divulgada nesta terça-feira (17) pela secretaria municipal de Saúde. 

De acordo com a pasta, o óbito aconteceu em 24 de abril, quatro dias após o paciente apresentar os sintomas. Além disso, o local provável da infecção fica na região Norte (veja sintomas abaixo). 

"Este também é o primeiro caso da doença confirmado este ano. Em 2021, foram 11 casos e cinco mortes. Em 2020, foram sete casos e cinco óbitos", disse o município por nota. 

A secretaria comunicou ainda a realização de uma ação educativa sobre a febre maculosa no Parque Linear José Mingone, no Jardim Capivari, na próxima quinta (19). 

"As pessoas que estiverem no parque serão abordadas por profissionais de saúde para receber orientações sobre a doença", alegou a pasta. Outra ação no mesmo local acontece no dia 26.   

LEIA TAMBÉM
Campinas confirma 1ª morte por dengue; casos explodem

SOLDADO DO EXÉRCITO 

As confirmações da infecção e da morte pela doença aconteceram nesta segunda (16) e o Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde) informou que se trata de um soldado do Exército. 

A confirmação foi divulgada cerca de 20 dias após o anúncio de que um caso suspeito era investigado no município. A notificação foi publicada em 26 de abril pela Prefeitura. 

Na ocasião, o CMSE (Comando Militar do Sudeste) disse que a vítima atuava no 28º BI Mec (28º Batalhão de Infantaria Mecanizado), em Campinas. 

Além disso, também afirmou que o soldado havia participado de uma atividade de formação entre os dias 10 e 14 de abril.
A atividade aconteceu em um campo de instrução, na Fazenda Chapadão. A área é da 11ª Brigada de Infantaria Mecanizada. 

"Cabe ressaltar que o local onde a atividade ocorreu foi limpo e preparado para a realização das instruções militares", finalizou o Comando. 

DOENÇA E SINTOMAS 

Causada por uma bactéria e transmitida pelo carrapato conhecido como estrela, a febre maculosa é uma infecção grave, que tem cura se o tratamento for iniciado rapidamente. 

Não existe vacina e não é possível eliminar totalmente o carrapato. Com isso, pessoas que residam, trabalhem ou tenham frequentando áreas com vegetação, devem ficar atentas aos sintomas: 

- Febre 

- Dor de cabeça 

- Dor intensa no corpo 

- Mal-estar generalizado 

- Náuseas 

- Vômitos 

- Manchas vermelhas pelo corpo (em alguns casos) 

O QUE FAZER? 

Ao apresentar um destes sinais, a pessoa deve procurar o serviço de saúde o mais rápido possível. 

"Pois os indicativos podem ser confundidos com outras doenças, como dengue e viroses respiratórias", diz a Saúde.

Publicidade