Publicidade

cotidiano

Campinas terá missa e procissão para celebrar o Corpus Christi

Confecção do tradicional tapete será feita na Basílica de Nossa Senhora do Carmo, no Centro de Campinas; veja a programação

| ACidadeON Campinas -

Tapete será confeccionado em Campinas no feriado de Corpus Christi (Foto: Denny Cesare/Código 19)
 

Campinas terá missa, procissão e a tradicional confecção do tapete para celebrar o feriado de Corpus Christi, data comemorada nesta quinta-feira (16). A celebração volta a acontecer na cidade após um período de dois anos que a celebração foi suspensa por causa da pandemia de covid-19. 

As comemorações são realizadas na Basílica de Nossa Senhora do Carmo, localizada na Rua Barão de Jaguara, no Centro da cidade, desde às 4h, quando teve início a confecção do tapete. 

O tapete será feito da escadaria da Basílica até o final da praça. Na sequência, será realizada uma missa às 8h e 9h30, com uma procissão pelas ruas no entorno. 

LEIA TAMBÉM
Feriado: veja a previsão de movimento nas rodovias da região
Veja o que abre e fecha em Campinas durante o Corpus Christi

CATEDRAL METROPOLITANA 

na Catedral Metropolitana de Campinas será celebrada uma missa às 9h30 pelo arcebispo metropolitano, Dom João Inácio Muller. Além disso, serão celebradas missas às 7h30, 11h30 e 17h. 

Em seguida, será feita uma procissão até o Templo Votivo do Santíssimo Sacramento, onde haverá benção Solene. A Catedral está localizada na Praça José Bonifácio, s/n, na região central. 

DEMAIS LOCAIS 

No Templo do Votivo do Santíssimo Sacramento haverá missa às 16h, com procissão pelo interior do templo, localizado na Rua Regente Feijó, 1359, no Centro. 

No Santuário Santa Rita De Cassia, instalado na Avenida Dr. Jesuíno M. Machad o, 670, no bairro Nova Campinas, as missas serão celebradas às 7h, 9h, 11h e 18h30. Na sequência será realizada procissão interna.   

Tapete será confeccionado em Campinas no feriado de Corpus Christi (Foto: Denny Cesare/Código 19)

A DATA  
 
Celebrado hoje (16), o dia de Corpus Christi não é feriado nacional. Em algumas capitais e municípios a data é feriado e consta do calendário local. Mas tradicionalmente, nesse dia, os governos acabam decretando ponto facultativo para que a população acompanhe a festa católica, comemorada 60 dias após a Páscoa, e que rememora a instituição da eucaristia pela transformação do pão e vinho no corpo e sangue de Cristo.

Este ano, o governo federal decidiu que tanto nesta quinta-feira (16) quanto na sexta-feira (17) serão ponto facultativo nas repartições federais. As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estarão fechadas nos dois dias.

A central telefônica 135 funcionará no feriado de quinta-feira para atendimento, e será possível navegar pelos serviços automatizados, nas opções do menu inicial na Unidade de Resposta Audível. 
 
Quer saber mais? veja aqui o que abre e fecha em Campinas no feriadão!

DIA DE SANTO ANTÔNIO 

Na última segunda-feira (13), no dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro, a festa em Campinas foi comemorada na paróquia que leva seu nome, no bairro Ponte Preta.

Além das missas e orações, no local foi feita a distribuição dos pães de Santo Antônio. Segundo a tradição, um pedaço desse pão deve ser colocado dentro de um pote de arroz para garantir a fartura.

Também foram vendidos os pedaços de bolo de Santo Antônio. Ao todo, foram 10 mil pedaços de bolo, e quatro mil deles possuem a medalha de Santo Antônio. Reza a lenda que quem acha uma medalha de Santo Antônio dentro do bolo consegue casar rapidamente.

O bolo é recheado com de doce de leite, tem massa de pão de ló, molhado com calda de açúcar, canela e cravo, e cobertura de glacê.

Santo Antônio é umdos santos mais venerados do País e por isso o movimento em torno da igreja foi intenso desde cedo. 

LEIA MAIS
Por que Santo Antônio é o santo casamenteiro?

Publicidade