Publicidade

cotidiano

Sábado terá temperaturas de 15°C a 20°C e chuva em Campinas

Previsão do Cepagri da Unicamp considera a possibilidade de temporais e rajadas de vento em Campinas; confira o boletim

| ACidadeON Campinas -

Dia tem previsão de pancadas de chuva em Campinas (Foto: Luciano Claudino/Código19)
 

A previsão para o sábado (18), em Campinas, segundo o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp, é de chuvas, "especialmente na forma de pancadas, a qualquer momento do dia".

Além disso, ainda de acordo com o boletim emitido pela entidade para este fim de semana, "temporais podem ocorrer, acarretando, sobretudo, trovoadas e rajadas de vento". Já as temperaturas devem ficar entre os 15°C e os 20°C.

"A partir do anoitecer, os ventos assumem velocidade moderada a forte, e algumas rajadas podem ocorrer, sem associação com temporais", diz o texto.

LEIA MAIS
Motoristas reclamam de reajustes dos combustíveis em Campinas
Colisão entre ônibus fere cinco passageiras em via de Campinas

NO DOMINGO


Ainda conforme o Centro, a tendência para o domingo (19) é de céu parcialmente nublado a nublado, com possibilidade de chuvas. Neste caso, as condições atuais apontam para pancadas sobre a cidade especialmente à noite.

Segundo a previsão, as máximas não devem subir muito no fim de semana. No domingo, por exemplo, não passa de 23°C. "As temperaturas ficam entre 13°C e 23°C, e os ventos mantêm intensidade moderada ao longo do dia", esclarece.

A PRÓXIMA SEMANA

Comprovando a previsão do tempo anterior que indicava a prevalência do frio até este final de semana, o boletim meteorológico atualizado prevê o aumento das temperaturas, principalmente as máximas, a partir da próxima semana.

Antes disso, porém, o Cepagri afirma que os indicativos para a segunda-feira em Campinas envolvem o "céu parcialmente nublado a nublado, com maiores chances de chuva, inclusive temporais, e temperaturas entre 15°C e 24°C".

Após o início de semana com chuva, a sensação de calor predomina. "A próxima semana deverá ser caracterizada por dias mais quentes, com temperaturas acima da média para o período (máximas entre 27°C e 28°C)", pontua o Centro.

INVERNO CHEGANDO

A ação do fenômeno La Niña deve persistir durante todo o inverno, com tendência de reduzir a possibilidade de chuvas mais intensas no Sul e no Sudeste. A previsão é do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

No Hemisfério Sul, o inverno começa na próxima terça-feira (21), às 06h14, e vai terminar no dia 22 de setembro, às 22h04 (horário de Brasília). A estação é normalmente marcada pelo período menos chuvoso da região Sudeste.

A mesma condição é prevista para o Centro-Oeste e parte das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Já os maiores volumes de chuva concentram-se sobre o noroeste da Região Norte, leste do Nordeste e parte da Região Sul do Brasil.

A estação também se caracteriza pelas incursões de massas de ar frio, vindas do sul do continente, que provocam queda acentuada da temperatura, resultando em valores médios inferiores a 22°C sobre a parte leste do Sul e do Sudeste.

Segundo a previsão do Inmet, as chuvas devem permanecer próximas ou ligeiramente abaixo da média, porém não se descarta a ocorrência de chuvas próximas ao litoral da Região Sudeste, devido à passagem de frentes frias.

LEIA TAMBÉM
Americana monitora caso suspeito de varíola dos macacos


Publicidade