Publicidade

cotidiano

Hortolândia recebe carreta de mamografia a partir desta segunda

A unidade móvel atenderá somente mulheres, com oferta de exames gratuitos de mamografia e papanicolau

| ACidadeON Campinas -

Carreta está na Lagoa do Taquaral (Foto: Divulgação/Hospital do Amor)
Carreta do Hospital de Amor estará em Hortolândia (Foto: Divulgação/Hospital do Amor)

Hortolândia recebe a partir desta segunda-feira (20) um importante reforço para o atendimento de mulheres que aguardam exames de saúde. 

O município receberá a carreta do Hospital de Amor. A unidade móvel atenderá somente mulheres, com oferta de exames gratuitos de mamografia e Papanicolau já previamente agendados na rede municipal de saúde. 

A carreta ficará estacionada até a sexta-feira (24) na secretaria de Cultura, localizada na rua Graciliano Ramos, 280, Jardim Amanda. O horário de funcionamento será das 8h às 12h, e das 13h às 16h. 
 
LEIA TAMBÉM  
Luciano Szafir é internado em hospital de Campinas após mal estar 
Mais velhos e com comorbidades; veja novo perfil de quem é internado

De acordo com a Saúde, serão ofertadas 230 mamografias, para pacientes de 40 a 69 anos, e 230 exames Papanicolau, para mulheres na faixa etária de 25 a 69 anos. Por dia, serão atendidas 46 mulheres. 

Em paralelo à realização dos exames, equipes de UBSs (Unidades Básicas de Saúde) darão orientações sobre educação em saúde às pacientes. Já a equipe da UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, dará informações sobre combate ao mosquito Aedes aegypti e doenças como Dengue, Zika e Chikungunya. 

Além disso, o CEI (Centro Especializado em Infectologia), órgão da Secretaria de Saúde, disponibilizará testes rápidos de HIV e de Sífilis. As pacientes que fizerem os testes receberão kits de prevenção às ISTs (Infecções Sexualmente Transmíssiveis) com preservativos masculino e feminino e gel lubrificante.  

LEIA TAMBÉM 
Saúde alerta para acidentes que causam queimaduras em festas juninas

Publicidade