Publicidade

cotidiano

Máquinas de esquema investigado eram montadas em Campinas

Equipamentos de jogos de azar eram usados para lavagem de dinheiro; operação apreendeu materiais em Campinas

| ACidadeON Campinas -

Máquinas usadas no esquema eram montadas em Campinas (Foto: Reprodução/EPTV Campinas)
 

O Gaeco (Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado) do MP (Ministério Público) informou que as máquinas apreendidas em uma operação contra a lavagem de dinheiro nesta quarta (22) eram montadas em Campinas.

Segundo a investigação, depois de preparados em galpões na cidade, os equipamentos de jogos de azar eram distribuídos por todo o estado de São Paulo. Em quase cinco anos, cerca de R$ 170 milhões foram movimentados.

Conforme os promotores responsáveis pelas ações em 19 cidades paulistas, os criminosos usavam empresas que vendem noteiros para lavar o dinheiro.

Os equipamentos eletrônicos fazem leitura e contagem de cédulas e são usados, por exemplo, em máquinas de venda de salgadinhos e também refrigerantes.


De acordo com as apurações, essas empresas laranjas negociavam entre si, dando um aspecto legal às movimentações financeiras e encobrindo o esquema.

Ao todo, foram cumpridos 76 mandados de busca e apreensão. Além de empresas, pelo menos 33 pessoas são investigadas. Porém, ninguém foi preso.   

LEIA MAIS
Gaeco cumpre mandados em Campinas contra lavagem de dinheiro e jogos de azar
Saidinha: 108 presos estão foragidos na região de Campinas

MATERIAIS APREENDIDOS 

O efetivo envolvido na força-tarefa contou com 356 pessoas, entre promotores, servidores do MP, auditores fiscais, delegados e policiais civis e militares.

Foram apreendidos documentos, computadores, máquinas e dinheiro em espécie. Todo o material foi levado à sede do Gaeco em Campinas. Depois, tudo será remetido ao Ministério Público em Franca, responsável pela apuração. 

Computadores foram apreendidos na operação do Gaeco em Campinas (Foto: Reprodução/EPTV Campinas)

NA REGIÃO

Na RMC (Região Metropolita de Campinas), a operação cumpriu mandados de busca e apreensão em Itatiba. Em Campinas, foram 11 ações em locais nos bairros Jardim Santa Cândidas, Parque Brasília, Parque Via norte e Swiss Park.

Nos endereços, segundo o Gaeco, foram apreendidos dinheiro, documentos e pendrives. Em um dos endereços foi localizada uma quantidade de drogas.

OUTRAS CIDADES

Além de Campinas e Itatiba, os mandados são cumpridos em:

- Barueri

- Francisco Morato

- Santana de Parnaíba

- São Paulo

- Itupeva

- Itaquaquecetuba

- Piracicaba

- São Pedro

- Ribeirão Preto

- Guarujá

- Praia Grande

- Barretos

- Franca

- Miguelópolis

- Nuporanga

- Rifaina

- São Joaquim da Barra

LEIA TAMBÉM
Homem é preso com notas falsas em Americana


Publicidade