
O Gaeco (Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado) do MP (Ministério Público) informou que as máquinas apreendidas em uma operação contra a lavagem de dinheiro nesta quarta (22) eram montadas em Campinas.
Segundo a investigação, depois de preparados em galpões na cidade, os equipamentos de jogos de azar eram distribuídos por todo o estado de São Paulo. Em quase cinco anos, cerca de R$ 170 milhões foram movimentados.
Conforme os promotores responsáveis pelas ações em 19 cidades paulistas, os criminosos usavam empresas que vendem noteiros para lavar o dinheiro.
Os equipamentos eletrônicos fazem leitura e contagem de cédulas e são usados, por exemplo, em máquinas de venda de salgadinhos e também refrigerantes.
De acordo com as apurações, essas empresas laranjas negociavam entre si, dando um aspecto legal às movimentações financeiras e encobrindo o esquema.
Ao todo, foram cumpridos 76 mandados de busca e apreensão. Além de empresas, pelo menos 33 pessoas são investigadas. Porém, ninguém foi preso.
LEIA MAIS
Gaeco cumpre mandados em Campinas contra lavagem de dinheiro e jogos de azar
Saidinha: 108 presos estão foragidos na região de Campinas
MATERIAIS APREENDIDOS
O efetivo envolvido na força-tarefa contou com 356 pessoas, entre promotores, servidores do MP, auditores fiscais, delegados e policiais civis e militares.
Foram apreendidos documentos, computadores, máquinas e dinheiro em espécie. Todo o material foi levado à sede do Gaeco em Campinas. Depois, tudo será remetido ao Ministério Público em Franca, responsável pela apuração.

NA REGIÃO
Na RMC (Região Metropolita de Campinas), a operação cumpriu mandados de busca e apreensão em Itatiba. Em Campinas, foram 11 ações em locais nos bairros Jardim Santa Cândidas, Parque Brasília, Parque Via norte e Swiss Park.
Nos endereços, segundo o Gaeco, foram apreendidos dinheiro, documentos e pendrives. Em um dos endereços foi localizada uma quantidade de drogas.
OUTRAS CIDADES
Além de Campinas e Itatiba, os mandados são cumpridos em:
- Barueri
- Francisco Morato
- Santana de Parnaíba
- São Paulo
- Itupeva
- Itaquaquecetuba
- Piracicaba
- São Pedro
- Ribeirão Preto
- Guarujá
- Praia Grande
- Barretos
- Franca
- Miguelópolis
- Nuporanga
- Rifaina
- São Joaquim da Barra
LEIA TAMBÉM
Homem é preso com notas falsas em Americana