Aguarde...

Colunistas

A força dos negócios digitais em tempos de pandemia

Nos últimos tempos, muitas profissões e negócios foram substituídos devido à tecnologia

| Especial para ACidade ON

Gian Filippo Garcia, especialista em vendas online e negócios digitais (Foto: Divulgação)

Na última década, foi notável o avanço e participação da tecnologia em nossas vidas. Se você tem alguma dúvida em relação a isso, reflita: qual era sua brincadeira preferida na infância? Ela envolvia aparelhos tecnológicos? Provavelmente não. Agora, pergunte a uma criança o que ela mais gosta de fazer e certamente ela responderá alguma coisa que envolva o celular, assistir a vídeos no Youtube ou jogar vídeo games.

Esse exemplo não se limita às crianças. Nos últimos tempos, muitas profissões e negócios foram substituídos devido à tecnologia. Você ainda se lembra das videolocadoras? Os adolescentes dessa geração nunca saberão a sensação de alugar um filme numa locadora física e ter que assistir às pressas no fim de semana para devolver antes do prazo. E isso assusta, considerando que anos atrás as videolocadoras ainda existiam. Podemos falar também do telemarketing, que rapidamente vem sendo substituído por assistentes virtuais. Muitas vezes nem notamos que estamos lidando com vozes automatizadas.

A tecnologia está transformando o mundo e nos surpreendendo a cada dia. Mas não podemos falar dos avanços tecnológicos sem falar do combustível que torna tudo isso possível. A internet é responsável por coisas que algumas décadas atrás eram consideradas loucura. Fazer uma chamada de vídeo e aparecer ao vivo para uma pessoa a milhares de quilômetros de distância? Loucura! Acumular amigos e compartilhar seu dia a dia em tempo real por uma plataforma online conhecida como Facebook? Era impossível de se conceber algo assim no passado.

Você se lembra da revolução industrial? Pois é, as coisas estão mudando e agora nós vivemos a revolução digital. Não precisamos mais sair de casa para comprar o que queremos. Com alguns cliques e mais algum tempo de espera podemos receber qualquer coisa na porta de casa sem esforço. "Sair para jantar? Está muito frio, vamos pedir no aplicativo", essa virou uma expressão comum.

Tudo isso nos faz enxergar uma realidade que muitos fingem não ver. Não gosto de confortar acomodados. A questão é: ou você está on, ou você está off. Ou você olha para a internet como uma possibilidade de alavancar seu negócio, ou você será engolido pelo seu concorrente.

Essa é uma realidade que não se pode ignorar e não preciso compartilhar tantos exemplos para comprovar que isso está acontecendo de forma silenciosa e veloz.

Se você é empresário, tem um negócio próprio ou presta serviços, e ainda entrega panfletos no bairro para conseguir a atenção, preciso conversar sério com você. Você já parou para reparar o quanto as pessoas estão super conectadas hoje em dia? A cada 10, 7 estão com o celular nas mãos e não conseguem prestar muito atenção no que está ocorrendo ao redor delas.

Além disso a internet não tem a limitação geográfica. Você pode conseguir a atenção e realizar uma venda para alguém que está neste exato momento na Antártida dentro de um iglu com o celular na mão.

Entendendo isso você não limita mais o seu negócio a um bairro ou à sua cidade. Você não tem mais teto impedindo o seu crescimento. Basta investir em anúncios e direcionar sua mensagem para quem você quiser. A internet e a tecnologia são tão fantásticas que você pode gravar um vídeo agora e anunciar somente para pessoas que estão utilizando o Wi-Fi, gostam de comer arroz e feijão, tem IPhone e jogam futebol aos fins de semana. Existem filtros para tudo isso!

Não faz mais sentido entregar panfletos e torcer para algum interessado ver. Vá direto aos interessados! Todos os dias eu recebo literalmente centenas de mensagens de pessoas que querem usar a internet a seu favor para começar a empreender online de alguma forma. O fato é que existem inúmeras maneiras de lucrar com a internet. Você pode lucrar vendendo tudo o que você puder imaginar desde produtos físicos, cursos online e tutoriais que solucionam algum problema. Tudo isso com sua própria loja online e sem sair de casa, utilizando apenas a conexão com a internet e plataformas que foram criadas justamente para isso.

Outra maneira de trabalhar com a internet também é por meio de um sistema de afiliados. Você pode simplesmente promover produtos de outras empresas online e ganhar comissões por isso. Dessa forma, você pode criar seu próprio negócio online sem vínculo trabalhista. Será possível conquistar sua independência financeira e geográfica de maneira muito mais rápida e tranquila. Afinal, na internet não existe limite de escala. Quanto mais atenção você obtém, mais resultados terá.

Claro que existem estratégias corretas para um bom desempenho e resultados satisfatórios, e é extremamente importante mapear o que está acontecendo no mercado: segundo estudos realizados pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico e a Konduto, as compras online tiveram um crescimento médio de 30%. Contudo, algumas áreas alcançaram até 180% durante a quarentena.

Acho importante trazer à tona esse assunto e despertar mais pessoas para a revolução que está acontecendo debaixo de seus narizes. Este pode ser o seu momento de despertar e iniciar nesse mercado, conquistar a liberdade financeira através da internet e viver de forma mais leve e feliz, sem a preocupação de ser surpreendido pelo mercado mais uma vez. A internet tem se mostrado um dos meios mais promissores para o sucesso financeiro de empresas e pessoas. Volte seus olhos para o mundo digital e veja a revolução acontecer no seu dia a dia de forma surpreendente.

Ainda duvida? Bem, você está lendo isso na internet.

Gian Filippo Garcia é especialista em vendas online e negócios digitais com mais de 25 mil alunos na internet

Mais do ACidade ON