Aguarde...

Colunistas

Castanhas e nozes ganham destaque no Natal

Que tal incluir as oleaginosas no cardápio diário, os benefícios são muito interessantes

| ACidadeON Campinas

 

O médico Werther Busato (Foto: Divulgação)

Já reparou como em dezembro nozes, castanhas, amêndoas, avelãs, pistaches começam a ficar mais evidentes nos mercados, hortifrutis?   

Geralmente, castanhas portuguesas e nozes com casca até ganham um local de destaque, muitas vezes, com direito a decoração natalina. Para muitas pessoas são itens tradicionais e quase obrigatórios nesse período. Mas deveriam estar em nosso cardápio diário, pois algumas pesquisas já apontam que consumir oleaginosas ajuda a envelhecer com mais saúde.  

Nem todas essas oleaginosas são de origem brasileira e algumas só aparecem nessa época do ano, mas fica claro que, em dezembro, acabam sendo mais consumidas que em outros períodos. Mas vocês sabem o que são oleaginosas? São sementes de cascas duras consumidas no mundo inteiro. As oleaginosas possuem elevada densidade nutricional e alto conteúdo de lipídios, ácidos graxos monoinsaturados e poli-insaturados, fibras, além de ser uma ótima fonte de vitaminas. Outra coisa interessante é que ajudam a controlar o nível de colesterol ruim (LDL) e bom (HDL) no organismo.  

A melhor forma de consumir oleaginosas é in natura, mas pode ser acrescentada em diversas receitas doces e salgadas que ficam bem atrativas e saborosas.  

Uma pesquisa realizada pela Penn State University, nos Estados Unidos, publicada no periódico Journal of Nutrition concluiu que uma porção diária de nozes, castanhas e outras oleaginosas pode alterar as bactérias do intestino ou a microbiota intestinal (conjunto de micro-organismos que habita o órgão) em favor do coração.  

O consumo diário de pequenas porções ajuda a manter o intestino saudável e desinflamado. Com bastante bactéria boa colonizando o trato digestório, micro-organismos patogênicos permanecem longe. Assim, o risco de obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares fica menor.
Pensando em todos esses benefícios e outros que ainda vamos falar, se fosse escolher um presente de Natal para vocês hoje, pensaria num mix de castanhas como forma de desejar muita saúde a todos. Até a próxima!  

Sobre Dr. Werther Busato  

Dr. Werther Busato é médico especializado em Medicina Preventiva e Saúde Ocupacional, nutrologia e com certificação profissional em Programas de Qualidade de Vida. Na carreira corporativa possui vasta experiência na gestão de promoção e prevenção de saúde individual e coletiva em grandes empresas. Na medicina sempre buscou olhar para o paciente como um todo, e desde sua formação na Unicamp, está sempre em busca de novas pesquisas e especializações que tragam qualidade de vida e ajudem a promover a saúde das pessoas. A escolha pela profissão veio da inspiração do avô materno que era um farmacêutico prático e dos irmãos, também médicos.


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON