A Prefeitura de Campinas anunciou nesta quinta-feira (3) que 19 bairros estão em alerta devido ao alto risco de dengue, chikungunya e zika.
Com isso, as medidas de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor dos vírus, serão intensificadas. O boletim com a atualização de locais com alta taxa de transmissão foi divulgado um dia depois da confirmação de mais seis mortes por dengue. Ao todo, são 17 óbitos em 2025.
Quais serão os bairros em alerta de dengue?
- Leste: Parque São Quirino.
- Noroeste: Conjunto Habitacional Parque da Floresta e Conjunto Residencial Parque São Bento.
- Norte: Real Parque, Jardim São Gonçalo e Vila Padre Anchieta.
- Sudoeste: Jardim São Cristóvão, Jardim Adhemar de Barros, Jardim Esplanada e Jardim Princesa.
- Sul: Jardim Monte Cristo, Parque Oziel e Jardim do Lago Continuação.
- Suleste: Imperial Parque, Sousas, Jardim Conceição (Sousas), Vila Santana, Jardim Santa Judith e Loteamento Parque São Martinho.
O que já foi feito?
Desde o início do ano, a cidade já realizou 620 mil visitas a imóveis para controle de criadouros, 137 mil para nebulização e 11 mutirões de limpeza, com a retirada de mais de 30 mil toneladas de resíduos. Também foram capacitados 137 líderes comunitários, 250 brigadistas e 300 servidores. Cerca de 74 mil pacientes com suspeita de dengue foram monitorados, e mais de 22 mil foram reencaminhados para acompanhamento médico.
Segundo a coordenadora do Programa de Arboviroses, Lillian Gonzalez Bonifácio, apesar da queda no número de casos desde maio, é fundamental que a população mantenha os cuidados preventivos. “Mesmo com a queda dos casos, é importante que a população verifique semanalmente possíveis focos de água parada em casa”, alertou.
Quando procurar atendimento?
A secretaria de Saúde reforça que qualquer pessoa com febre deve procurar uma unidade de saúde para avaliação. Em casos de sintomas mais graves, como dor abdominal intensa, vômitos persistentes ou sangramentos, a orientação é buscar atendimento de urgência em UPAs ou pronto-socorros.
Número de casos de dengue
Segundo o painel de monitoramento de casos do governo do Estado, Campinas tem 41.106 registros positivos e 17 mortes confirmadas.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Limeira ajusta decreto sobre ruído de motos após identificar falhas; entenda
PM prende homem que manteve filhos em cárcere privado após agredir a esposa