- Publicidade -
CampinasCotidianoCom déficit desde sua criação, TRT de Campinas terá composição ampliada por lei sancionada por Lula

Com déficit desde sua criação, TRT de Campinas terá composição ampliada por lei sancionada por Lula

Presidente sancionou, nesta quinta-feira (9), projeto de lei que amplia composição do TRT-15 de 55 para 70 desembargadores

- Publicidade -

O TRT-15 (Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região), localizado em Campinas, vai ter sua composição ampliada de 55 para 70 desembargadores. A mudança acontece após o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sancionar nesta quinta-feira (9) a Lei 15.096/2025, que permite essa ampliação, sem aumento de despesas. A medida foi publicada no DOU (Diário Oficial da União) de hoje (10). 

A sanção representa um marco histórico e um importante passo para a melhoria da prestação de serviços do tribunal. Segundo a assessoria do órgão, o TRT-15 enfrenta aumento crescente de processos e registra déficit de magistrados e servidores desde sua criação, em 1986.  

- Publicidade -

Distribuição dos novos cargos do TRT de Campinas 

A proposta aprovada prevê a extinção de 25 cargos vagos de juiz substituto não preenchidos como contrapartida para viabilizar a criação dos novos cargos de desembargador e suas respectivas estruturas. A medida também permite o retorno de juízes convocados ao primeiro grau, promovendo o equilíbrio na distribuição de magistrados e servidores. 

Com a sanção da lei, serão criados: 

  • 15 novos cargos de desembargador 
  • 9 cargos em comissão (CJ-2) 
  • 9 cargos em comissão (CJ-3) 
  • 24 funções comissionadas (FC-5).  

O projeto de lei 

O projeto contou com aprovações no CSJT (Conselho Superior da Justiça do Trabalho), no Órgão Especial do TST (Tribunal Superior do Trabalho) e nas casas legislativas. A tramitação e aprovação é resultado de um trabalho de articulação institucional iniciado pelo presidente do TRT-15 no biênio 2022/2024, desembargador Samuel Hugo Lima, e liderado mais recentemente pela atual presidente, desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann.  

Atuou também junto aos parlamentares em Brasília (DF), o vice-presidente administrativo no biênio 2024/2026, desembargador Helcio Dantas Lobo Júnior.  

- Publicidade -

“Estamos diante de uma conquista coletiva que beneficia os magistrados e servidores, mas principalmente a população atendida pela Justiça do Trabalho na 15ª Região. A ampliação do quadro é essencial para que possamos continuar prestando um serviço com qualidade e celeridade, atendendo às demandas sociais de forma eficiente e comprometida”, frisa a desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann. 

Por que tribunal precisa de mais desembargadores? 

O Projeto de Lei nº 3.467/2024, elaborado na gestão de Samuel Lima a partir de um acordo firmado entre a Presidência do TRT-15, a administração do TST e do CSJT, e o CNJ (Conselho Nacional de Justiça), se baseou em estudos que evidenciaram a necessidade de ampliação da composição do Tribunal desde 2009, quando a instituição passou de 36 para 55 desembargadores. A segunda instância encerrou aquele ano com 80.291 processos recebidos, fluxo que praticamente dobrou em 2023, quando foram autuados 157.830 processos.  

A proposta foi redigida em conformidade com a Resolução CSJT nº 296/2021, que dispõe sobre a padronização da estrutura organizacional e de pessoal e sobre a distribuição da força de trabalho nos órgãos da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus. De acordo com o normativo, é permitido alterar a composição dos TRTs quando a média de processos recebidos por três anos consecutivos por desembargador for igual ou superior a 2.500, situação registrada pela 15ª Região.  

O projeto de ampliação respeitou também as diretrizes da Emenda Constitucional 95/2016, que trata do novo regime fiscal da União e restringe gastos. Os recursos para a execução já estão contemplados no orçamento do TRT-15.  

“A conquista é fruto de uma atuação coordenada e incansável junto aos conselheiros, ministros e parlamentares. Com essa ampliação, reforçamos o compromisso de manter um atendimento ágil e eficiente aos jurisdicionados, sem impactar o orçamento público”, assinala o desembargador Samuel. 

Cronologia da tramitação do projeto 

  • 14/3/2024 – O Tribunal Pleno do TRT-15 analisa e aprova por unanimidade a proposta de projeto de lei. O documento segue para análise do CSJT. 
  • 30/8/2024 – Em sessão ordinária, o CSJT  aprova a proposta e o anteprojeto é encaminhado ao Órgão Especial do TST.  Presente na sessão, o então presidente do TRT-15, desembargador Samuel Hugo Lima, destaca o esforço institucional para viabilizar a ampliação sem impactar negativamente o primeiro grau. “A 15ª agradece. Será um grande passo para o tribunal”, diz na sessão.  Na véspera, se reúne com conselheiros do CSJT para reforçar a necessidade e a importância da aprovação da proposta.  
  • 2/9/2024 – O processo  PJe-CSJT-AL-1000035-73.2024.5.90.0000 que trata do tema é incluído na sessão do Órgão Especial do TST, com deliberação favorável dos  ministros. A proposta é posteriormente enviada pelo TST ao Congresso Nacional como Projeto de Lei nº 3.467/2024. 
  • 19/11/2024 – O Plenário da Câmara dos Deputados aprova o Projeto de Lei n° 3467/2024, de autoria do TST, tendo como relator o deputado Celso Russomanno (Republicanos/RP). A matéria é remetida para apreciação do Senado Federal. 
  • 18/12/2024 – Com voto favorável do relator do projeto, senador Mecias de Jesus (Republicanos/ RR), a proposta é levada ao Plenário para apreciação em regime de urgência e aprovada, depois de passar pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado, na manhã do mesmo dia.  A sessão é acompanhada pela presidente e pelo vice-presidente administrativo do TRT-15, desembargadores Ana Paula Pellegrina Lockmann e Helcio Dantas Lobo Junior, que reforçam a importância do projeto para o Estado de São Paulo junto aos parlamentares. 
  • 7/1/2025 – A presidente Ana Paula Lockmann se reúne com representantes da Secretaria de Assuntos Jurídicos-SAJ da Casa Civil. 
  • 9/1/2025 – O Projeto de Lei é sancionado pelo presidente da República, com publicação no DOU em 10/1/25. 

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

- Publicidade -

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Complexo aquático será fechado em Piracicaba por problemas estruturais 

Limeira tem plantão de vacinação contra gripe, dengue e covid-19 amanhã

- Publicidade -

veja mais

- Publicidade -
- Publicidade -

Recomendado por Taboola

Notícias Relacionadas