- Publicidade -
CampinasCotidianoCom prazo encerrado, Prefeitura não cumpre entrega total de 50 novos ônibus

Com prazo encerrado, Prefeitura não cumpre entrega total de 50 novos ônibus

Anúncio havia sido feito no dia 1º de abril, mas período terminou com menos da metade dos veículos em circulação

- Publicidade -

Terminado o mês de maio, também encerrou o prazo divulgado pela Prefeitura de Campinas para entregar 50 novos ônibus para o transporte público da cidade. O anúncio havia sido feito no dia 1º de abril, com entrega estipulada em 60 dias, mas, segundo a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), apenas 30 veículos já foram entregues, com 25 em circulação.  

Os novos ônibus prometidos contam com ar-condicionado e carregadores USB. A aquisição dos veículos é uma medida imediata encontrada pela Administração enquanto a licitação para a renovação da frota ainda não foi concluída.  

- Publicidade -

Entrega dos 50 novos ônibus não é totalmente cumprida  

O pedido de renovação da frota foi feito no dia 20 de março, pelo prefeito Dário Saadi (Republicanos). A solicitação aconteceu na mesma época em que uma matéria da EPTV mostrou que 288 dos 768 do transporte público coletivo de Campinas estão com a idade vencida, o que representa 37,5% da frota.   

O prazo de 60 dias encerrou com apenas 16 veículos circulando. Outros nove começaram a operar nesta segunda-feira (2), totalizando 25. A previsão da Emdec é que mais cinco devem entrar em circulação até sexta-feira (6). 

Os outros 20 estão em fase de acerto de documentação, já que esses novos veículos envolvem processo de compra ou locação, ainda de acordo com a Emdec. Antes de serem colocados em operação, os ônibus têm que ser adesivados e passar por inspeção. 

A Emdec não respondeu sobre quais linhas ou regiões da cidade esses 20 ônibus vão atender, mas falou que um planejamento já foi feito e que as linhas serão divulgadas conforme as características dos novos coletivos liberados nas garagens. 

- Publicidade -

Prazo ampliado 

A autarquia esclarece que, em relação aos 20 ônibus que faltam, o prazo de 60 dias, estimado pelos empresários, “precisou ser estendido em função dos procedimentos que envolvem a compra e a locação dos ônibus”.  

“Após a incorporação, os operadores devem iniciar os procedimentos de revisão e adequação (pintura da carroceria e regularização da documentação). É importante ressaltar que qualquer processo que envolve liberação de documentação pode demorar mais do que a previsão inicial. Bom lembrar, também, que depois de resolvida a questão da documentação, os ônibus ainda têm que passar por inspeção, outro processo que pode apontar ajustes a serem realizados, antes da liberação para circularem”, disse em nota.  

*Com informações da EPTV Campinas

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

- Publicidade -

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Overtraining: estudo da Unicamp explica consequências do excesso de exercício físico

Piracicaba terá mutirão de cirurgias ortopédicas com 696 procedimentos até setembro

- Publicidade -
Vitória Silva
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.

veja mais

- Publicidade -
- Publicidade -

Recomendado por Taboola

Notícias Relacionadas