Terminado o mês de maio, também encerrou o prazo divulgado pela Prefeitura de Campinas para entregar 50 novos ônibus para o transporte público da cidade. O anúncio havia sido feito no dia 1º de abril, com entrega estipulada em 60 dias, mas, segundo a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), apenas 30 veículos já foram entregues, com 25 em circulação.
Os novos ônibus prometidos contam com ar-condicionado e carregadores USB. A aquisição dos veículos é uma medida imediata encontrada pela Administração enquanto a licitação para a renovação da frota ainda não foi concluída.
Entrega dos 50 novos ônibus não é totalmente cumprida
O pedido de renovação da frota foi feito no dia 20 de março, pelo prefeito Dário Saadi (Republicanos). A solicitação aconteceu na mesma época em que uma matéria da EPTV mostrou que 288 dos 768 do transporte público coletivo de Campinas estão com a idade vencida, o que representa 37,5% da frota.
O prazo de 60 dias encerrou com apenas 16 veículos circulando. Outros nove começaram a operar nesta segunda-feira (2), totalizando 25. A previsão da Emdec é que mais cinco devem entrar em circulação até sexta-feira (6).
Os outros 20 estão em fase de acerto de documentação, já que esses novos veículos envolvem processo de compra ou locação, ainda de acordo com a Emdec. Antes de serem colocados em operação, os ônibus têm que ser adesivados e passar por inspeção.
A Emdec não respondeu sobre quais linhas ou regiões da cidade esses 20 ônibus vão atender, mas falou que um planejamento já foi feito e que as linhas serão divulgadas conforme as características dos novos coletivos liberados nas garagens.
Prazo ampliado
A autarquia esclarece que, em relação aos 20 ônibus que faltam, o prazo de 60 dias, estimado pelos empresários, “precisou ser estendido em função dos procedimentos que envolvem a compra e a locação dos ônibus”.
“Após a incorporação, os operadores devem iniciar os procedimentos de revisão e adequação (pintura da carroceria e regularização da documentação). É importante ressaltar que qualquer processo que envolve liberação de documentação pode demorar mais do que a previsão inicial. Bom lembrar, também, que depois de resolvida a questão da documentação, os ônibus ainda têm que passar por inspeção, outro processo que pode apontar ajustes a serem realizados, antes da liberação para circularem”, disse em nota.
*Com informações da EPTV Campinas
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Overtraining: estudo da Unicamp explica consequências do excesso de exercício físico
Piracicaba terá mutirão de cirurgias ortopédicas com 696 procedimentos até setembro