A área onde ficavam os eucaliptos na Lagoa do Taquaral, em Campinas, começou a receber os trabalhos de terraplenagem e demarcação de trilhas. As obras acontecem no terreno de 32 mil metros quadrados onde uma menina morreu no início do ano após ser atingida por uma das árvores de grande porte e que passou por centenas de extrações desde então (veja abaixo).
De acordo com a secretaria de Serviços Públicos, a intervenção deve durar cerca de seis meses. No período, serão construídas trilhas com piso intertravado para permitir a drenagem das chuvas, além da instalação de um novo parquinho com mais de 2,4 mil metros quadrados, equipamentos sensoriais, brinquedos de interação com a água e pisos de diferentes texturas.
Vai reflorestar?
Apresentado em junho, o plano para o reflorestamento do antigo espaço dos eucaliptos foi confirmado pelo responsável pela pasta, Ernesto Paulella. Segundo ele, está previsto o plantio de 2 mil mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, que serão fornecidas pelo IPA (Instituto de Pesquisas Ambientais), órgão da pasta Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística.
Na ocasião, inclusive, a Prefeitura divulgou que iria usar o lucro da venda da madeira dos eucaliptos extraídos para custear o projeto e justificou que a revitalização das clareiras começaria com os estudos para escolher o modelo de plantio e as espécies. A previsão inicial era que o trabalho nessa primeira etapa fosse concluído em até três anos (LEIA AQUI).
LEIA TAMBÉM
Campinas terá maior e mais brilhante ‘Superlua’ do ano nesta quarta; veja como observar
Veja os serviços gratuitos para quem quer parar de fumar; grupos atenderam 850 fumantes em 2022
Morte de menina
Isabela Tibúrcio Fermino, de 7 anos, morreu no dia 24 de janeiro, quando comemorava o aniversário de uma prima no parque. Ela foi atingida por um eucalipto na área de piquenique. Além dela, uma mulher de 27 anos que caminhava na pista de caminhada foi atingida. A jovem ficou internada, passou por cirurgias e teve alta 10 dias depois. Por conta do acidente e das fortes chuvas da época, todos os parques de Campinas ficaram fechados (VEJA NO LINK).
LEIA MAIS
Horóscopo: confira a previsão para os signos nesta quarta-feira (30/08)