Foi publicado nesta quarta-feira (15), no Diário Oficial do Estado de São Paulo, o decreto que retira a obrigatoriedade de apresentar o comprovante de vacinação da covid-19 para entrar em locais públicos e privados. A nova lei também estabelece os casos para os quais a apresentação será necessária.
De acordo com a publicação sancionada pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), fica proibido exigir o certificado de vacinação para entrar em ambientes públicos e privados no estado de São Paulo. A apresentação, no entanto, continua valendo para públicos considerados suscetíveis. Veja:
- Profissionais de saúde
- Trabalhadores de instituições para idosos
- Profissionais que tem contato com crianças portadoras de doenças crônicas
- Mulheres grávidas
JUSTIFICATIVAS
Segundo o governador de São Paulo, o estado tem um dos maiores índices vacinais do Brasil, com mais de 90% da população imunizada. Mas a manutenção da exigência do comprovante para alguns públicos foi mantida porque essas pessoas podem desenvolver casos mais graves da covid-19.
Tarcísio afirmou ainda que vai reforçar as campanhas de imunização e orientar os moradores sobre a importância de manter a cobertura vacinal. Atualmente, quem ainda não tomou a vacina em Campinas e na região metropolitana pode procurar uma unidade de saúde para se imunizar contra o coronavírus.