Depois de divulgar o nome da empresa responsável pela construção de duas rampas de skate em Sousas, a secretaria de Esportes de Campinas detalhou ao acidade on Campinas como estão os projetos de outros dois locais na cidade.
As obras não começaram e os processos de execução dependem do cumprimento de etapas burocráticas, mas outras duas também evoluíram em relação a junho – veja abaixo as informações completas e o panorama de cada uma delas.
EM SOUSAS
O processo de licitação para a construção das pistas de skate na Praça Santa Rosa, no Jardim Conceição, no distrito de Sousas, foi concluído e publicado.
Segundo a secretaria de Esportes, “o próximo passo é a confecção e a assinatura do contrato com a Construtora Rocca Eireli, vencedora da concorrência”. No início de junho, o orçamento ainda era analisado pelas equipes da Prefeitura.
A área de construção será de 650 metros quadrados e vai abrigar as modalidades de pistas street e bowl. O investimento será de R$ 483.723,33.
O tempo estimado para a conclusão é de aproximadamente 150 dias após a assinatura da Ordem de Serviço. Porém, ainda não há um prazo para isso (veja mais abaixo).
“O espaço terá competições de equipes amadoras e profissionais. Também será aberto para os skatistas que praticam o esporte por recreação”, diz a pasta, que alega que o projeto foi elaborado por skatistas em conjunto com o município.
LEIA MAIS
Acidente grave entre carros deixa 7 pessoas feridas em Artur Nogueira
Lagoa do Taquaral, em Campinas, ganha colmeia de abelhas sem ferrão
NO PARQUE FLORESTA
Antes em processo de avaliação pela empresa contratada, a planilha orçamentária da obra já passou por revisão. Com isso, o projeto está pronto.
“Agora, aguarda-se a análise da secretaria de Infraestrutura para o cumprimento das etapas de execução”, diz o comunicado da pasta de Esportes.
O local, que fica na Rua Alziro Arten, será erguido em uma praça, que conta com um ginásio poliesportivo, campo de futebol e uma Academia da Terceira Idade.
NO CEAR
Já o projeto do centro de treinamento de skatistas no Cear (Centro Esportivo de Alto Rendimento), no Swiss Park, anunciado em agosto de 2021, concluiu todas as etapas. A planilha orçamentária, porém, “está em fase de elaboração”.
Em junho, na última atualização da secretaria sobre o local, somente o projeto de arquitetura estava pronto e os demais ainda estavam em elaboração.
Com 3,1 mil metros quadrados, o espaço terá duas pistas cobertas do tipo park e street. No anúncio, durante a Olimpíada de Tóquio, a Prefeitura disse que planejava que a preparação para a Olimpíada de 2024 ocorresse no município
A pista deve custar R$ 8 milhões, que serão aplicados pelo Governo Federal por meio da CEF (Caixa Econômica Federal) e da pasta Especial de Esporte.
A área foi cedida pelo município e as pistas de skate serão construídas próximas das quadras de tênis do centro de alto rendimento. No ano passado, durante o anúncio, o término das obras foi previsto para o segundo semestre deste ano.
“O Centro de Treinamento vai permitir um planejamento bem estruturado aos atletas da Seleção Brasileira. Teremos tranquilidade para trabalhar”, avaliou na ocasião o presidente da Confederação Brasileira de Skate, Duda Musa.
SEM PRAZO
Não há prazo para as conclusões e as aberturas dos três espaços de lazer, mas as estruturas se somam a outras 12 pontos espalhados pelo município. Entre eles, está a da Lagoa do Taquaral, que foi a última a ser inaugurada, em 5 de março.
ESPAÇOS EXISTENTES
Campinas conta atualmente com outras 11 pistas de skate abertas e já usadas:
– Parque Ecológico Monsenhor José Salim
– Parque Ecológico Dom Bosco
– Bosque Luciano do Valle Vila União
– Parque Linear Capivari Lagoa do Mingone
– Pista de Skate Barão Geraldo
– Pista de Skate Vila Padre Anchieta
– Ceu (Centro de Artes e Esportes Unificado) Florence
– Pista do São Bernardo Raspadão
– Pista do São Bernardo Praça da Igreja Católica
– Praça Concórdia
– Mini Rampa Praça de Esporte Pinicão
LEIA TAMBÉM
Redução do ICMS: solução dos combustíveis caros no Brasil?