O segundo jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2022 acontece no começo da tarde desta segunda-feira (28) e além da mudança nos horários de serviços, a partida causa impacto também no trânsito de Campinas. O jogo começa às 13h pelo horário de Brasília, e o Brasil enfrenta a Suíça.
No transporte público, a operação terá horários diferenciados durante a tarde. Já no Centro, haverá uma operação no Centro por conta da transmissão do jogo, que será exibido em telão gigante de LED no Largo do Rosário (veja abaixo).
TRANSPORTE
Os ônibus do transporte municipal de Campinas terão horários especiais nesta segunda-feira. Segundo a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), uma programação especial para o transporte público foi planejada para atender o deslocamento dos passageiros.
A programação convencional será adotada até 13h. Durante a partida, entre 13h e 15h, as linhas irão circular com frota reduzida, equivalente à praticada no período noturno. A partir das 15h, a operação convencional será retomada.
Confira como ficará a operação do transporte nesta segunda-feira:
- Até às 13h: Operação normal
- 13h às 15h: Frota reduzida (noturna)
- A partir das 15h: Operação normal.
Segundo a Emdec, os ajustes na operação acompanham a queda na demanda de usuários registrada na faixa horária dos jogos.
LEIA TAMBÉM
Jogo do Brasil: veja o que abre e fecha em Campinas nesta segunda
Veja como fica o tempo em Campinas no 2º dia de jogo do Brasil na Copa
Linha BRT20
Iniciada nesta sexta-feira, 25 de novembro, a operação piloto da linha BRT 20, que tem circulação semiexpressa entre os terminais Campo Grande e Mercado, nos horários de pico, será suspensa nos dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo – 28 de novembro e 2 de dezembro.
BLOQUEIO NO CENTRO
Um trecho da Avenida Francisco Glicério, no Centro de Campinas, será bloqueado a partir das 12h desta segunda-feira, devido à transmissão do jogo do Brasil contra a Suiça pela Copa do Mundo em um telão gigante de LED no Largo do Rosário. O esquema de trânsito foi detalhado pela Emdec e envolve duas etapas de interdições (veja abaixo).
O segundo jogo do Brasil no mundial do Catar começa às 13h, mas o fechamento viário antecipado serve para comportar o público e organizar o fluxo de carros no entorno da praça e nas vias próximas ao local da transmissão.
“A operação especial prevê o bloqueio da Avenida Francisco Glicério no trecho entre as vias Benjamin Constant e General Osório, uma hora antes dos jogos. Os motoristas deverão desviar pelas avenidas Benjamin Constant e Senador Saraiva. Os agentes de mobilidade urbana vão monitorar a concentração do público e realizar, se necessário, uma segunda etapa de interdições”, argumenta a Emdec.
Assim como ocorreu na estreia da Seleção Brasileira, no último dia 24, os Agentes da Mobilidade Urbana monitoram a concentração do público e realizam, se necessário, uma segunda etapa de interdições, nos cruzamentos da Avenida Dr. Campos Sales com Rua José Paulino; e da Rua General Osório com Rua José Paulino. Neste caso, os motoristas deverão desviar pelas ruas José Paulino e General Osório ou pelas ruas José Paulino e Barreto Leme.
Além das equipes presentes na região central, a operação vai contar ainda com atuação remota de operadores da Divisão de Controle Operacional e de equipes semafóricas. O telão ficará instalado no Largo do Rosário até o dia 18 de dezembro, quando será disputada a final da Copa do Mundo, e a Emdec já divulgou que o esquema será mantido na fase eliminatória da competição, caso o Brasil avance.
LEIA MAIS
Tite não confirma substitutos de Danilo e Neymar em jogo contra Suíça