Em tempos em que a escola é cada vez mais desafiada a lidar com questões emocionais, sociais e culturais, educadores têm buscado espaços onde possam repensar suas práticas e fortalecer conexões com alunos, colegas e a comunidade. É nesse cenário que surge o Fórum “Diálogos na Educação”, que chega à sua 4ª edição com o tema “Humanizar para se entender”.
Promovido pelo Instituto EP, o evento será realizado no dia 22 de maio, a partir das 9h, no Instituto Pecege, em Piracicaba. Com inscrições gratuitas e vagas limitadas, o fórum é voltado a professores, educadores e gestores dos ensinos infantil e fundamental da rede pública.
Como participar?
As inscrições devem ser feitas pela internet e são gratuitas. Ao final do evento, os participantes recebem certificado. Para garantir sua vaga presencial, é preciso se inscrever o quanto antes, já que os lugares são limitados. Mais informações estão disponíveis no site oficial do Instituto EP (clique aqui).
Uma palestra para repensar o olhar sobre crianças e adolescentes
A programação será aberta com a entrega do prêmio do Concurso Cultural Boas Práticas na Educação. O educador vencedor e a escola onde o projeto foi desenvolvido receberão, cada um, R$ 6 mil.
Logo depois, às 9h30, a psicanalista e escritora Elisama Santos assume o palco principal com uma palestra sobre educação não violenta. Elisama é uma voz reconhecida no debate sobre respeito mútuo e convivência pacífica nas escolas, além de autora de livros como “Educação Não Violenta” e “Conversas Corajosas”. Ela também apresenta o videocast Tá com Tempo?, do GNT.
“A educação que humaniza precisa abraçar a nossa complexidade. Ensinar a respeitar o outro é também ensinar a se respeitar”, afirma a autora.
Mesa redonda reúne nomes diversos para ampliar a escuta
A manhã segue com uma mesa de conversa entre especialistas convidados, que vão explorar temas identificados em rodas de escuta realizadas em oito cidades da região de Campinas. Clima escolar, acessibilidade, tecnologia, saúde mental e escuta afetiva estarão no centro da discussão.
Participam da roda:
- Danila Di Prietro, mestre em Educação;
- Kaká Werá, escritor e referência na valorização da cultura indígena;
- Andreia dos Santos de Jesus, educadora com foco em inclusão;
- Claudio Thebas, educador, escritor e palhaço.
Trabalhos práticos encerram a programação
No período da tarde, grupos de trabalho presenciais — exclusivos para convidados — aprofundarão, de forma prática, os aprendizados do dia. As vagas para essa etapa já estão preenchidas.
Saiba mais sobre o fórum
O Fórum “Diálogos na Educação” faz parte de um programa permanente do Instituto EP, que promove rodas de conversa ao longo do ano para valorizar a escuta ativa, dar voz aos educadores e incentivar a troca de experiências. A proposta é fortalecer práticas que contribuam com uma educação pública mais inclusiva, acolhedora e conectada à realidade das escolas.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Posto de trabalho de Nova Odessa tem 82 vagas de emprego abertas; veja cargos
Mulher é encontrada morta em mata e suspeito armado morre em confronto com a PM