Aguarde...

cotidiano

Valinhos e Jaguariúna terão drive thru de vacina contra gripe

Sistema está sendo instalado no Parque da Festa do Figo e para tomar a vacina, os idosos devem vir como passageiros dos veículos

| ACidadeON Campinas

 

Vacinação é voltada para idosos. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Campinas)

As cidades de Valinhos e Jaguariúna farão a vacinação contra a gripe voltada para idosos, grupo considerado de risco, dentro de veículos para que eles não sejam exposto ao coronavírus.

Em Valinhos, a Prefeitura criou uma estrutura de atendimento drive thru no Parque da Festa do Figo e para tomar a vacina, os idosos devem vir como passageiros dos veículos. Ao entrar no parque, os motoristas serão orientados por sinalização e agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana sobre o caminho que irão percorrer.

A entrada será pela marginal da Avenida dos Esportes, no portão que fica ao lado do Palco 2 do parque. O atendimento será feito de segunda a sexta-feira, sempre das 15h às 18h, até o dia 16 de abril.  
 
LEIA TAMBÉM 
Quarentena começa hoje em Campinas; veja o pode funcionar
Confira como ficam as linhas de ônibus a partir de segunda
Confira as últimas notícias sobre o coronavírus em Campinas e região


Para serem vacinados, os moradores devem apresentar a Carteira de Vacinação e documentos pessoais. Nesta primeira fase, a vacina da gripe está direcionada para idosos com mais de 60 anos e profissionais da área de saúde.  

A vacina será aplicada normalmente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), seguindo uma programação que inclui utilização de estruturas de escolas, centros comunitários e tendas próximas aos postos, com objetivo de evitar aglomerações e reduzir os riscos de contágio com o coronavírus.  
 
JAGUARIÚNA 
 
Em Jaguariúna o trabalho é realizado da seguinte forma: quando chegam nas UBSs os idosos não precisam descer dos seus carros. Um profissional da rede municipal de saúde vai até ele e a imunização é feita dentro do próprio veículo. Ao todo três unidades básicas de saúde (UBSs) funcionam em esquema "drive thru" para os idosos (Roseira de Cima, Nova Jaguariúna e Florianópolis).

Os idosos que não possuem veículo, ou até mesmo quem possa levá-lo nestas UBSs podem ir até a unidade e serão atendidos em tendas que foram montadas ao ar livre, do lado de fora da UBS. Dessa forma, a secretaria municipal de saúde evita a aglomeração e diminui o risco de contagio do coronavírus.

A vacinação a domicílio será realizada no caso dos idosos com dificuldade de locomoção e acamados, através do Programa Melhor em casa do Município a partir desta quarta-feira, dia 25.

A Campanha de Vacinação contra Gripe H1N1 acontece em 9 UBSs de Jaguariúna, exceto na unidade do Guedes, das 8h às 15h30.


Mais do ACidade ON