Aguarde...

cotidiano

Chefe da Vigilância em Saúde tira dúvidas sobre o coronavírus

Andrea Von Zuben explica o que é isolamento, porque é importante ficar em casa e como evitar o contágio

| ACidadeON Campinas

A diretora do departamento de vigilância em saúde de Campinas tirou dúvidas no Segundona

A pandemia da covid-19, provocada pelo novo conronavírus, tem tomado conta do noticiário e roubado a atenção da população. A maioria das pessoas ainda tem muitas dúvidas de como evitar o contágio pelo vírus e o que fazer caso os sintomas se manifestem. 

O Segundona desta semana falou com Andrea Von Zuben, chefe do Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde) para esclarecer as principais dúvidas a respeito da pandemia. Internautas que seguem o ACidade ON nas redes sociais enviaram perguntas.  
 
LEIA TAMBÉM 
Confira as últimas notícias sobre o coronavírus em Campinas e região
Vacinação contra gripe começa hoje; veja locais
Quarentena começa hoje em Campinas; veja o pode funcionar
Confira como ficam as linhas de ônibus a partir de segunda

É preciso tirar a roupa e tomar banho assim que chegar da rua? Como é o isolamento de pacientes suspeitos? Quando, afinal, procurar o hospital? Veja essa e outras respostas:    



  



PREOCUPAÇÃO 

Em Campinas, especificamente, há uma outra preocupação em meio à pandemia: a alta incidência de casos de dengue desde o ano passado - quando foram mais de 25 mil casos confirmados da doença. 

Neste ano, de 1° de janeiro a 6 de março foram 359 casos confirmados - cerca de seis por dia. "Estamos muito preocupados. Não sabemos ainda qual pode ser o efeito dessas duas doenças atuando juntas", disse Andrea. 

"O Brasil é o único país onde isso vai acontecer. Não há dengue na China nem na Europa", afirmou. 

Atualmente, Campinas enfrenta a circulação do vírus tipo 2 da dengue - que voltou à cidade no ano passado após 10 anos sem ser detectado.

Mais do ACidade ON