Aguarde...

cotidiano

HC da Unicamp começa triagem de casos em tendas

Hoje, em frente ao HC, foram montadas três tendas para fazer a triagem de pacientes com sintomas da covid- 19

| ACidadeON Campinas

Tendas já foram montadas do lado de fora do HC. (Foto: Reprodução EPTV)

O Hospital de Clínicas da Unicamp e a UPA de Valinhos começaram hoje (23) a fazer a triagem de pacientes em tendas.  A medida é para evitar a aglomeração de pessoas dentro das unidades de saúde e segurar o proliferação do coronavírus. Até o final de semana Campinas tinha nove casos confirmados e investiga 253 casos suspeitos. 

Hoje, em frente ao HC, foram montadas três tendas para fazer a triagem de pacientes com sintomas da covid- 19. Os trabalhos no local devem começar na parte da tarde desta segunda-feira.  
 
LEIA TAMBÉM 
Confira as últimas notícias sobre o coronavírus em Campinas e região
Vacinação contra gripe começa hoje; veja locais
Quarentena começa hoje em Campinas; veja o pode funcionar
Guarda Municipal inicia blitz nas entradas de Campinas
Campinas tem locais cheios para vacinação; em Valinhos doses acabam


Pela manhã, no local foi feito o trabalho de higienização. Essa foi a segunda vez que as tendas passaram por limpeza. Também pela manhã, houve uma reunião, entre médicos e enfermeiros, e um treinamento para os profissionais de saúde que aprenderam a utilizar os equipamentos de proteção (luvas, máscaras, tocas, protetores, viseiras entre outros) e também foi passado como fazer os atendimentos no local.

Na nova área serão atendidas pessoas que estão com problemas respiratórios. As tendas funcionarão como um setor de triagem para as pessoas que vão para as unidades de saúde e lá, são encaminhadas para o HC.

Segundo a Unicamp, os profissionais que vão atender nas tendas estão disponíveis porque as cirurgias eletivas (que não são emergenciais) foram suspensas.
 
OS LEITOS 

Ao todo o HC da Unicamp tem 40 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) adulto 20 leitos UTI pediátrica. Onze deles foram separados para receber pacientes com a suspeita da covid-19 e para casos que precisem de respiradores. Nove são UTI adulto - três deles que já estão ocupados e outros dois na UTI pediátrica. O hospital tem capacidade para ampliar isso para mais 40 leitos, mas isso vai depender da demanda.
 
VALINHOS 

Na UPA de Valinhos foram montadas duas tendas, também cedidas pelo Exército. Lá estão aguardando as chegadas do EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e o atendimento começa no período da tarde. Segundo o Ministério da Saúde esse tipo atendimento deve servir de exemplo para todo o país porque evita aglomeração e é feita em uma área mais arejada, além de evitar a concentração de pessoas que é o mais importante no momento.

Mais do ACidade ON