Aguarde...

cotidiano

CS São José reabre por causa da crise do coronavírus

Unidade tem um espaço exclusivo para o atendimento de pessoas com sintomas respiratórios

| ACidadeON Campinas

Reinauguração foi feita nessa segunda-feira (22) (Foto: Divulgação/PMC)

A Prefeitura de Campinas reabriu o Centro de Saúde São José nessa segunda-feira (23) após mais de um ano e meio de reforma. A reabertura da unidade foi antecipada devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e o local terá um espaço exclusivo para o atendimento de pessoas com sintomas respiratórios.

A unidade começou as reformas em setembro de 2018 e teve sua abertura antecipada devido à pandemia e a campanha de vacinação federal. A reforma foi feita com um investimento de cerca de R$ 2,7 milhões, fruto do programa Saúde em Ação, uma parceria entre a Prefeitura, o Estado e o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).  
 
LEIA TAMBÉM 
Confira aqui as últimas notícias sobre o coronavírus em Campinas e na região
Moradores de rua na pandemia: "A gente faz como pra comer?"
Quarentena: usuários relatam ônibus lotados em Campinas

O CS São José realiza atendimentos de urgência, consultas de pré-natal, primeira consulta de recém-nascido, além de coleta de exames laboratoriais de gestantes.

COVID-19

Um espaço exclusivo para o atendimento de pessoas com sintomas respiratórios foi reservado na unidade. Os funcionários do Centro farão a triagem das pessoas na entrada da unidade e aquelas que apresentarem os sintomas respiratórios recebem máscara e higienizam as mãos antes de entrar no Centro.

Um médico atenderá exclusivamente a esses casos e um banheiro foi reservado aos pacientes com queixas respiratórias.

REFORMA 

É a primeira vez que o Centro passa por uma reforma de grande porte em 30 anos. A unidade possui 1.800 metros quadrados e ficou mais iluminada e arejada após a reforma. O local também recebeu uma sala sala exclusiva para reuniões dos agentes de saúde e grupos educativos, além de equipamentos novos. A reforma teve início em setembro de 2018, período em que as atividades foram descentralizadas.

O Centro também recebeu reformas de acessibilidade: uma rampa foi instalada na entrada, banheiros adaptados foram construídos e  uma plataforma elevatória foi instalada para o acesso ao segundo andar da unidade. 

A unidade conta com 76 profissionais e abrange os bairros Jardim Bandeiras II, Jardim do Lago II, Jardim Bacuri, Jardim Santa Marta, Jardim São José, Jardim Santa Rita de Cássia, Jardim Santa Cruz, Parque Camboriú.

O Centro passará por um período de readequação pelos próximos 20 dias. Neste período, o funcionamento do CS será de segunda a sexta, das 7h às 17h. Depois disso, a unidade voltará ao funcionamento normal, das 7h às 19h, de segunda a sexta, e das 7h às 13h, aos sábados.

O Centro de Saúde São José fica na Avenida José Carlos do Amaral Galvão, nº 184, no Jardim São José, em Campinas.

Mais do ACidade ON