Aguarde...

cotidiano

Hemocentro da Unicamp registra queda de 50% em doações

De 80 doadores por dia, o local passou a receber 40; queda está relacionada ao coronavírus

| ACidadeON Campinas

 Uma área externa foi criada para a realização da triagem, a fim de evitar aglomeração e proporcionar melhor circulação do ar (Foto: Código19)
O número de doadores de sangue no Hemocentro, Centro de Hematologia e Hemoterapia, da Unicamp caiu pela metade, devido à pandemia de coronavírus. De acordo com a unidade, o local recebia em média 80 doadores por dia. Atualmente, o Hemocentro registra cerca de 40, o que configura uma queda de 50%.  

O centro acredita que o baixo número seja resultado do isolamento ocasionado pela Covid-19. Contudo, a unidade faz um apelo para que aqueles que não se enquadram em grupos de riscos, como jovens e pessoas com boa saúde, realizem as doações.  

A fim de evitar aglomerações de pessoas e proporcionar melhor circulação do ar, uma área externa foi criada para realização da triagem. Nesta parte, o doador recebe higienização nas mãos com álcool em gel e em seguida é encaminhado para a recepção. 

A recomendação é que as pessoas que queiram doar não tenham estabelecido contato com pessoas gripadas ou feito viagens nos últimos trintas dias. Outra orientação é que o doador não venha acompanhado, diminuindo o fluxo de pessoas no ambiente.    

LEIA MAIS:  

Campinas recebe leito de hospitais itinerantes

Contra coronavírus, caminhões-pipa lavarão entradas de hospitais

ONDE DOAR 

O Hemocentro da Unicamp funciona de segunda a sábado, das 7h30 às 15h, e está situado na Rua Carlos Chagas, 480, na Cidade Universitária.  

Doações também podem ser feitas no Hospital Mario Gatti, localizado na Avenida Prefeito Faria Lima, 340, no Parque Itália. O atendimento é realizado de segunda a sábado, das 7h30 às 15h. 

Outra opção é um ônibus itinerante, que circula pela cidade, que estacionado nesta quarta (25) no centro de Campinas, no Largo do Rosário. O mesmo voltará para o município no dia 30 deste mês, e ficará estacionado no mesmo local.

Mais do ACidade ON