Aguarde...

cotidiano

Uso e cadastro de bilhetes escolar e universitário são suspensos

Medidas começam a valer a partir desta quarta-feira (25)

| ACidadeON Campinas

(Foto: Divulgação/Emdec)
A Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) suspendeu o cadastramento de usuários para os benefícios do Bilhete Único (BU) Escolar, Universitário e Idoso. No caso do Escolar e Universitário, fica suspensa também a comercialização de créditos. 

As mudanças começam a valer a partir desta quarta-feira (25). Estas são medidas emergenciais e temporárias, que visam à prevenção do contágio pelo novo coronavírus.

Durante o período de suspensão do cadastramento e da comercialização de créditos, os bilhetes Escolar e Universitário não serão aceitos no sistema de transporte público. Também fica suspensa a utilização do Bilhete Único Idoso nos validadores dos veículos - o acesso continua livre.  

A determinação leva em conta a suspensão das aulas presenciais, eventos escolares e acadêmicos presenciais, prevista no Decreto nº 20.771/2020. Considera ainda a decretação de estado de calamidade e de quarentena no município, conforme Decreto nº 20.782/2020; e a necessidade de proteger a vida e a saúde da pessoa idosa, tratada pela Lei Federal nº 10.741/2003. 

As pessoas com 65 anos ou mais terão garantida a gratuidade no transporte público, assegurada pela Constituição e Lei Federal nº 10.741/03. Fica, portanto, garantido o acesso dessa população à rede de saúde por meio do transporte público.  

A Emdec reforça a recomendação para que, neste momento de esforço coletivo, os terminais urbanos e principais pontos de embarque sejam utilizados por todos os usuários do transporte, somente em caso de extrema necessidade.

Mais do ACidade ON