Aguarde...

cotidiano

Paulína investiga morte suspeita de idoso por covid-19

Paciente de 73 anos deu entrada no hospital às 20h15 e morreu 25 minutos depois; entorno da unidade será lavado para diminuir contaminação

| ACidadeON Campinas

Hospital Municipal de Paulínia (Foto: Divulgação) 

A cidade de Paulínia informou no começo da tarde desta quinta-feira (26) que está investigando a morte de um paciente de 73 anos que era considerado caso suspeito do novo coronavírus. Em nota oficial, a Administração disse que o homem aposentado morreu na noite de quarta-feira (25).

A família acionou o atendimento pré hospitalar e, durante o trajeto, o paciente entrou em parada cardiorrespiratória. O homem deu entrada às 20h15 no Hospital Municipal de Paulínia e faleceu às 20h40.

Segundo a Prefeitura, as equipes médica e de enfermagem realizaram os procedimentos técnicos necessários de reanimação e intubação oro-traqueal, de acordo com as normas estabelecidas pelo Centro de Controle de Infecção Hospitalar do hospital.

No entanto, o paciente não resistiu. O idoso era hipertenso, diabético e ex-fumante. Antes de acionar o resgate, apresentou sintomas de dor no corpo, febre e diarreia, e procurou um hospital privado em Campinas na quarta-feira (25).  Este hospital o classificou como caso suspeito do novo coronavírus, com imagem de tomografia computadorizada sugestiva. O homem foi então orientado a isolamento domiciliar e quarentena.

A FAMÍLIA

A esposa é psicóloga e tinha histórico de contato com um paciente da covid-19 vindo dos Emirados Árabes. Ela apresentou sintomas de diarreia e náuseas, evoluindo com dor no corpo, febre e sintomas respiratórios leves. O filho é médico, trabalha na capital e não apresenta sintomas até o momento.

Dado este histórico, o Hospital de Paulínia solicitou exame microbiológico, chamado Swab, para investigação diagnóstico para covid-19 do paciente falecido, seguindo as indicações do Ministério da Saúde.

HOSPITAL

Por conta da morte e reforçando o cuidado, todo o entorno do Hospital Municipal de Paulínia será higienizado com hipoclorito de sódio, visando a desinfecção da região. Essa limpeza será feita às 15h desta quinta. 

NA RMC 
 
A RMC (Região Metropolitana de Campinas) conta com 19 casos confirmados da doença. Até o momento Campinas conta com 10 casos confirmados, Valinhos 3, Paulínia 2, Hortolândia 2, e Jaguariúna e Holambra, com 1 caso confirmado em cada uma.

Mais do ACidade ON