Aguarde...

cotidiano

Campanha de vacinação contra gripe será retomada na segunda

Após alta procura, campanha contra a Influenza 2020 em Campinas será retomada na próxima segunda-feira

| ACidadeON Campinas

Vacinação em Campinas continua na próxima semana (Foto: Fernanda Sunega/PMC) 

A alta procura pela vacina contra a Influenza 2020 em Campinas, que gerou filas e chegou a acabar em muitos postos de saúde, fez com que a Prefeitura da cidade decidisse retomar vacinação na próxima segunda-feira (30) nos Centros de Saúde (CSs). Isso porque se esgotaram as doses da vacina em quase todos as unidades de saúde.

De acordo com a Prefeitura, os CSs que ainda possuem doses remanescentes dos dois lotes iniciais recebidos do Governo Federal priorizarão a vacina para idosos acamados que serão atendidos em casa pelas equipes.

A vacinação dos acamados segue cronograma estabelecido pelos serviços de saúde de cada região e continua durante o mês.  

LEIA TAMBÉM 
Campinas aplica 90,1 mil vacinas em dois dias de campanha
Campinas retoma vacinação contra gripe nesta quarta-feira


AGLOMERAÇÃO

Para evitar novas aglomerações nos postos de saúde, a recomendação da diretora do Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde), da Secretaria de Saúde de Campinas, Andrea von Zuben, é que as pessoas evitem se expor e deixem para retornar aos locais de vacinação a partir da próxima segunda-feira.

Nesta sexta-feira, o terceiro lote de vacinas será enviado pela Secretaria de Estado da Saúde, mas a previsão é que chegue a Campinas apenas no meio do dia. Como as vacinas precisam ser retiradas pelo Município e depois distribuídas para a rede de 66 Centros de Saúde (CSs), é mais garantido que o abastecimento esteja finalizado no início da semana.

83 MIL DOSES

Desde o começo da campanha, na última segunda-feira, foram aplicadas 83.109 doses da vacina contra a gripe em Campinas. Desse total, 68.828 pessoas com mais de 60 anos já foram vacinadas, de um universo estimado de 146 mil pessoas nessa faixa etária na cidade, que é um dos públicos-alvo da primeira etapa.

Com esse número, a cobertura vacinal de idosos chegou a 50,45% no final desta quinta-feira. Também foram computadas 14.281 doses aplicadas em trabalhadores da Saúde.

Mais do ACidade ON