cotidiano

Especial coronavirus

Pesquisadores da Unicamp desenvolvem teste para diagnóstico

Teste aguarda aprovação, e deve ser mais rápido e barato que os exames utilizados atualmente

| ACidadeON Campinas -

 

Pesquisa deve desenvolver teste rápido e barato (Foto: Reprodução de vídeo / EPTV)

Pesquisadores da Unicamp (Universidade de Campinas) estão trabalhando para desenvolver um teste rápido para diagnóstico do novo coronavírus. A pesquisa acontece em conjunto com cientistas da USP (Universidade de São Paulo). O teste já foi encaminhado para aprovação na Conep (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa), órgão que regulamenta estudos clínicos no Brasil, e agora passa por análises prévias do processamento de dados.

Se for aprovado, o teste deve ser mais rápido e ter baixo custo. A estimativa é que o exame custe cerca de R$40, metade do valor de testes importados, e tenha o resultado pronto em cerca de cinco minuto. O teste será ainda o primeiro com tecnologia nacional.

Segundo o pesquisador Rodrigo Ramos Catharino, coordenador do laboratório Innovare, o método se baseia na análise do padrão de moléculas encontradas em fluidos corporais, e em conjunto com inteligência artificial deve identificar o tipo de gripe e os pacientes com risco de evoluírem para quadros de insuficiência respiratória  

"É um teste com mais informação, que traz ao medico maiores possibilidades para tomada de decisão. Nele identificamos se o diagnóstico é outro tipo de gripe ou o covid-19. O teste ainda ajuda na identificação na ma evolução, com ele temos marcadores que podem mostrar pacientes com chances de desenvolverem maior risco", afirma.  

Segundo o pesquisador, o teste poderá ser usado no SUS (Sistema Único de Saúde). "Já validamos protocolos, fizemos e estamos fazendo ainda mais testes laboratoriais em pacientes, e aguardamos agora a aprovação. O exame pode ser usado no SUS e ajudar no diagnotisco da doença para prevenção da transmissão da pandemia".



Mais notícias


Publicidade