cotidiano

Especial coronavirus

Unicamp frustra Prefeitura e não garante testes para semana que vem

Universidade alega que não foi acordado ainda valor pago pelos testes e que há falta de insumos

| ACidadeON Campinas -

Pesquisadores da Unicamp que criaram testes de diagnóstico de covid-19 (Foto: Divulgação/Liana Coll) 

Apesar de anunciado pelo secretário de Saúde de Campinas, Carmino de Souza, os testes locais para detecção da covid-19 que seriam feitos a partir da semana que vem em conjunto com a Unicamp não devem ocorrer. A universidade informou, oficialmente, que pode disponibilizar os exames, mas ainda não está fixada qualquer data para isso.

Segundo Carmino, a Prefeitura estava em tratativas com a Unicamp para começar a utilizar testes locais do novo coronavírus na cidade e os exames começariam na próxima quarta-feira (15). Hoje, Campinas tem 99 casos confirmados de covid-19 e cinco mortes confirmadas pela doença.

Apesar da necessidade de mais testes, a Unicamp explicou que ainda não disponibilizará os exames locais por três motivos. O primeiro é que não foram finalizadas as tratativas com a Prefeitura Municipal de Campinas para ressarcimento dos custos dos exames. Cada teste, em média, chega a R$ 70.  

LEIA TAMBÉM 
Covid-19: Centro concentra casos; idade média é de 46 anos
Agência da Caixa tem fila no 1º dia do auxílio de R$ 600
Contra covid-19, Sanasa amplia higienização de vias


Além disso, a Unicamp disse que tem insumos apenas para testar os pacientes de sua área de saúde e de seus funcionários. Por fim, a universidade vê que há "imprevisibilidade na entrega dos insumos necessários para a testagem que atenda a área de saúde e as demandas externas". Ela ressaltou, no entanto, que prevalecem os dois primeiros problemas.

Sobre a questão da imprevisibilidade, na última semana, o reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, afirmou que está com dificuldade em receber insumos, pois há demanda internacional para isso além de problemas com o fretamento deles em voos - alguns são cancelados, por exemplo.

Mais notícias


Publicidade