
As informações foram obtidas pelo SIMI-SP (Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo), que analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social.
Mesmo com maior tendência de isolamento nos finais de semana, o número ainda representa queda entre o mesmo período nas semanas anteriores, e o menor número entre os últimos cinco sábados. Segundo os dados do SIMI, no último final de semana, a cidade registrou 54% de isolamento no sábado (11). Já nos sábado anteriores, dos dias 4 de abril e 28 de março, a porcentagem chegou a 58% e 57%, respectivamente. No primeiro final de semana com as medidas de isolamento, no sábado dia 21, a média foi de 57%.
No Estado, o índice de isolamento é de 54%, aponta o Simi. De acordo com o Centro de Contingência do coronavírus o índice ideal é atingir a meta de 70%. Se a taxa continuar baixa, alerta o governo, o número de leitos disponível no sistema de saúde não será suficiente para atender à população paulista.