Aguarde...

cotidiano

Projeto de feriado antecipado terá "trâmite-relâmpago" na Câmara

Projeto que cria "megaferiado" de cinco dias em Campinas será votado na quinta, enviado a Jonas e publicado na sexta no Diário Oficial

| ACidadeON Campinas

Atividades na Câmara ocorrem de forma remota (Foto: Divulgação/Câmara)

O projeto do prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), de antecipar dois feriados municipais para a semana que vem, deve ter um "trâmite-relâmpago" na Câmara para que seja publicado no Diário Oficial até sexta (23) e ser implantado a tempo.

A ideia de Jonas é antecipar os feriados de Corpus Christi (originalmente no dia 11 de junho) e da Consciência Negra (20 de novembro) para os dias 26 e 27 de maio, terça e quarta da semana que vem. Dessa forma, os dois dias emendariam com o feriado estadual de 9 de julho, que também será antecipado pelo governo do estado, para 25 de maio.  

LEIA MAIS 
Internações em UTI por covid-19 são maioria em Campinas 
Campinas já tem 738 pessoas curadas da covid-19 
Campinas confirma mais uma morte e 64 casos de coronavírus

Para isso, no entanto, um projeto do Executivo deve ser aprovado pela Câmara e publicado em Diário Oficial até a próxima sexta (23). Segundo o presidente da Casa, Marcos Bernardelli (PSDB), as sessões para votação do projeto em primeira e segunda discussão devem ser marcadas para a manhã de quinta-feira (22).

"Como chegou pra mim agora (terça à tarde), não consigo marcar para amanhã (quarta). Vai ter que ser na quinta de manhã para aprovar, seguir à tarde para o prefeito e ele poder publicar no Diário Oficial de sexta", disse.

Como a base aliada do prefeito Jonas Donizette é maioria no Legislativo, o projeto não deve ter problemas para ser aprovado.

FERIADOS ANTECIPADOS

O objetivo da medida é aumentar os índices de isolamento social no enfrentamento da pandemia de covid-19. Nos fins de semana e feriado, a taxa tem sido maior, acima de 50%. O isolamento entre 50% e 55% é um dos critérios adotados para promover medidas de flexibilização da quarentena e reabertura do comércio.

"Gostaríamos muito que quando chegar o dia 31 (de maio), possamos ter um horizonte de saída. Se compararmos feriado com as características de domingo, tem sentido", disse o prefeito.

Mais do ACidade ON