Aguarde...

cotidiano

Campinas confirma mais 57 casos de covid-19; não há novas mortes

Campinas agora tem 1.072 registros confirmados de covid-19, segundo boletim epidemiológico desta quinta (21)

| ACidadeON Campinas

Tudo sobre o coronavírus na nossa região e no Brasil 

Campinas confirmou nesta quinta-feira (21) mais 57 casos confirmados de covid-19 - o maior número até o momento de confirmação, totalizando 1072. Apesar da alta, a Secretaria de Saúde vê o crescimento de forma linear e não exponencial, o que seria diferente do comportamento do coronavírus em outras cidades, como São Paulo.  Ontem, a cidade passou dos mil casos confirmados da doença.

Além disso, não se confirmou novas mortes por covid-19 nesta quinta, mantendo o número de ontem: 44 óbitos. Os dados foram divulgados em live oficial no perfil do prefeito Jonas Donizette (PSB), sem a presença do chefe do Executivo, por conta da morte do sobrinho e deputado federal Luiz Lauro Filho (PSB) na última segunda-feira (18).

Com isso, participaram da live os secretários de Relações Institucionais, Wanderley de Almeida (conhecido como Wandão), de Saúde, Carmino de Souza, e de Cultura, Ney Carrasco.

Ainda sobre os números, aumentou em 28 o número de casos em investigação, chegando a 369. Há ainda duas mortes a menos em investigação (sendo 12 hoje) e 22 pessoas se recuperaram da doença entre ontem e hoje.  

"Os casos confirmados estão aumentando, e estão, também está crescendo de maneira substancial que tem se curar da doença", disse Wandão. Apesar disso, há 12 pessoas a mais internadas nos hospitais por coronavírus, somando 88. Em isolamento domiciliar, também há aumento: são 157 hoje (23 a mais).  

LEIA TAMBÉM
Vereadores debatem megaferiado com festival de ataques
Feriadão na próxima semana é aprovado na Câmara de Campinas
Sinfônica faz apresentação on-line da ópera O Guarani


"De maneira geral, o número de casos vem crescendo, de maneira linear. Isso é uma grande notícia, nessa epidemia, que tem maneira de crescer exponencial. Mas para nós tem subindo uma escada. Temos uma taxa de letalidade baixa, que vem sendo noticiado", analisou Carmino.

Ele também disse que foram abertos entre ontem e hoje 15 novos leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) no Hospital Ouro Verde. Há ainda previsão de abertura de mais 30 leitos de UTI no Mário Gatti.

INTERNAÇÃO

Depois de 13 dias consecutivos registrando alta, a ocupação de leitos de UTI teve redução nesta quinta. Hoje, a taxa é de 74,82% de ocupação na cidade. Ontem, era 75,25% de ocupação

Campinas conta com 687 leitos de UTI (adultos, pediátricos e neonatais), distribuídos nas redes pública e privada do município. Deste total, 514 estão ocupados.

Do total de 514 pacientes, há 222 em ventilação mecânica. Ainda deste total, há 188 pacientes com Síndrome Respiratória Aguda (SRAG) e destes, 103 estão usando ventilação mecânica.

Mais do ACidade ON