Aguarde...

cotidiano

Ao vivo: veja como será a retomada do comércio em Campinas

Prefeito de Campinas programou uma transmissão às 15h para anunciar as medidas de reabertura

| ACidadeON Campinas

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB) (Foto: Carlos Bassan/PMC) 

 
O prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB) anunciará na tarde de hoje (28) como serão as medidas de flexibilização da quarentena em Campinas, seguindo o plano de reabertura das atividades no Estado, que foi anunciado ontem (27) pelo governador João Dória (PSDB). A reabertura, com restrições, deve acontecer a partir da próxima segunda-feira (1º). 

LEIA MAIS 
Jonas libera lojas, shoppings, restaurantes e igrejas em Campinas

O anúncio do prefeito será feito a partir das 15h por meio de suas redes sociais. Acompanhe ao vivo: 

   

Durante a transmissão, Jonas deve explicar de que forma vai adotar as medidas na cidade, que até o momento registra 65 óbitos e 1.287 casos confirmados do novo coronavírus. Um novo boletim com os números da doença também deverá ser divulgado na live.

Apesar do aumento do número de casos na última semana na cidade, com recorde de mortes em um dia, o prefeito já havia anunciado que estava se reunindo com prefeitos e governantes, para solicitar a reabertura ou então a autonomia dos prefeitos em cada cidade para decidir sobre a flexibilização levando em conta os casos, leitos em hospitais e as mortes. Em Campinas, a quarentena começou no dia 23 de março, um dia antes do decreto do Estado, e seguiu as prorrogações do governo estadual.

No dia 27 de abril a Prefeitura havia anunciado um plano municipal de retomada das atividades, que estimava a abertura a partir do dia 4º de maio. O plano, no entanto, foi barrado pelo Centro de Contingência ao Coronavírus no Estado de São Paulo, que negou a possibilidade de retomada em qualquer município durante aquele período.

Após a divulgação do plano estadual, o prefeito de Campinas disse através das redes sociais que acredita ser um "plano bastante razoável", e que é uma forma de "dar um passo adiante para a retomada das atividades econômicas".

De acordo com o chamado "Plano São Paulo, Campinas está na fase dois, que permite a reabertura do comércio de rua, shoppings, escritórios, atividades imobiliárias e concessionárias de veículos, desde que sejam observados a obrigatoriedade no uso de máscaras, distanciamento entre clientes e horários reduzidos de funcionamento. Vale lembrar que no plano municipal apresentado por Jonas ainda em abril os shoppings da cidade não seriam contemplados com a abertura em um primeiro momento. O prefeito deve falar sobre isso também na live,

DIFERENÇAS

O plano, no entanto, foi somente uma "permissão" do Estado. Os prefeitos terão autonomia para aceitar ou modificar pontos do plano, de acordo com necessidades locais e justificativas apresentadas com base em dados, o que deve ser apresentado nesta tarde pela Administração.

O plano municipal feito no mês passado, previa retomadas diferentes da apresentada ontem pelo Estado. Nele, a Campinas previa três fases e datas diferentes para a abertura das atividades, e shoppings, por exemplo, só estariam na segunda fase, funcionando ainda com 50% da capacidade.

Além disso, o plano previa já na primeira fase abertura de academias e segmentos de estética, o que só seriam retomados pelo plano do Estado a partir de semanas seguintes. A abertura de concessionárias, permitida agora pelo Estado também já havia sido liberada pelo município.

Mais do ACidade ON