Aguarde...

cotidiano

Valinhos registra mais dois óbitos por covid-19

Valinhos registrou o 11º e o 12º óbito e 9 novos casos positivos de covid-19 nesta quinta

| ACidadeON Campinas

Cidade chegou ao 12º óbito nesta quinta (Foto: Luciano Claudino/Código19)

A Prefeitura de Valinhos registrou, nesta quinta-feira (25), mais dois óbitos causados por novo coronavírus (covid-19), totalizando 12 mortes desde o início da pandemia. 

LEIA TAMBÉM 
Valinhos estende o fechamento do comércio até o dia 29

A primeira vítima era um homem de 68 anos que não apresentava comorbidades. Ele era morador do bairro Nova Suíça, e estava internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da Santa Casa desde o dia 6 de junho. Ele veio a óbito no dia 19 de junho.  

O segundo caso trata-se de um homem de 87 anos portador de pneumopatia crônica, doença neurológica e doença renal. Ele era morador do bairro Chácara das Nações e estava internado na UTI da Santa Casa desde 31 de maio. Ele também faleceu em 19 de junho.  

Valinhos também registrou mais 9 casos positivos de covid-19 nesta quinta, totalizando 388 ocorrências desde o início da pandemia. Destes, 12 vieram a óbito, 15 seguem internados e 361 já se recuperaram. 

LEITOS 

A quantidade de pacientes internados nos dois hospitais de Valinhos caiu de 63 para 62 nesta quinta, sendo que 38 estão em UTIs (29 na Santa Casa e 9 no Galileo), com quadros mais graves, e outros 24 em enfermarias (11 na Santa Casa e 13 no Galileo).

A taxa de ocupação das UTIs na cidade (público e privado), no entanto, aumentou de 73% para 80%, segundo informações oficiais dos hospitais à Secretaria Municipal da Saúde. Dos 48 leitos disponíveis para covid (28 na Santa Casa e 20 no Galileo), 38 estão ocupados.

Na Santa Casa, a ocupação atingiu mais uma vez 100% da capacidade. Porém, nesta quinta, o hospital informa que conseguiu ampliar mais uma vez sua capaciade de atendimento em UTI com uma readequação em sua infraestrutura. Dessa forma, passou de 28 para 29 o número de leitos exclusivos de covid-19 na UTI. A Santa Casa informa ainda que dos 29 leitos de UTI para covid, 28 são leitos efetivos e 1 é de pronto-socorro, mas que pode receber pacientes de urgência enquanto aguardam a abertura de vaga na UTI. 

COMÉRCIO FECHADO 

Valinhos estendeu o segundo fechamento do comércio não essencial nessa terça (23).

O comércio não essencial da cidade reabriu no início do mês, depois de mais de 70 dias fechado.

No entanto, com o aumento dos casos de novo coronavírus, a cidade voltou a fechar as portas dos estabelecimento em 16 de junho.

O município foi o primeiro da RMC (Região Metropolitana de Campinas) a fechar as portas do comércio não essencial por conta própria, uma vez que a região está na fase laranja de reabertura do estado, que permite o funcionamento deste tipo de comércio e serviço.

O comércio permanece fechado até 29 de junho, quando uma nova avaliação pela prefeitura será feita.

Mais do ACidade ON