Aguarde...

cotidiano

Balanço aponta que 77% da indústria teve queda na demanda

O diretor do Ciesp-Campinas, José Nunes Filho, afirmou que no mês de maio, 45% da indústria regional apresentou queda nas suas vendas, da ordem de 51% a 100%

| ACidadeON Campinas

Informações foram divulgadas pelo diretor do Ciesp Campinas. (Foto: Divulgação/Ciesp)
 

Levantamento feito pela regional Campinas da Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) apontou que no balanço de três meses de pandemia do novo coronavírus, 77% das indústrias da região de Campinas apontaram queda na demanda e 72% delas foram altamente impactadas nos seus negócios.

O diretor do Ciesp-Campinas, José Nunes Filho, afirmou que no mês de maio, 45% da indústria regional apresentou queda nas suas vendas, da ordem de 51% a 100%.  

Entre os diversos números apresentados nesse balanço, o diretor do Ciesp-Campinas destacou que 75,4% das empresas associadas estão adotando o modelo de trabalho em home-office e 42,1% estão buscando linhas de financiamento para o capital de giro.

A pesquisa também apontou que apenas 10,5% das associadas afirmaram que não buscaram ou não conseguiram financiamento, o que na avaliação de José Nunes Filho, significa que a maior parte das empresas, nesse período da pandemia, já adotou as suas providências nessa área.  

Para 52,6% dos associados do Ciesp-Campinas, a retomada dos negócios não deve ocorrer ainda em 2020. Segundo o diretor, essa avaliação dos associados, se dá pelo fato de "ainda não ter uma vacina contra a covid-19 e a economia viver em espasmos, com abertura e fechamento". O diretor afirma que quando existir a vacina, para retomada de todos os segmentos, serão necessários muito crédito e a continuidade das privatizações e das reformas estruturais da economia brasileira.  

Balança Comercial Regional

O diretor do Departamento de Comércio Exterior do Ciesp-Campinas, Anselmo Riso, informou que as exportações foram bastante afetadas em maio, com queda de 36,1% em relação ao mesmo mês do ano passado. Nas importações o recuo foi de 30,4% em maio de 2020, comparando-se com o mesmo mês de 2019. A corrente de comércio exterior (a soma das exportações e importações da região de Campinas) em maio foi de US$ 870,3 milhões 31,7% menor que o registrado em maio de 2019.  

O Ciesp-Campinas conta com 494 empresas associadas, distribuídas em 19 municípios da região. O faturamento conjunto das empresas associadas é de R$ 41,52 bilhões ao ano. Conjuntamente essas empresas empregam 98.894 colaboradores.

Mais do ACidade ON