Aguarde...

cotidiano

Fase vermelha: Prefeitura autua 12 comércios não essenciais

Fiscalização ocorreu nesta sexta-feira e 67 estabelecimentos comerciais foram vistoriados

| ACidadeON Campinas

Força-tarefa ocorreu nesta sexta-feira (10) em Campinas (Foto: Carlos Bassan/PMC) 

A Prefeitura de Campinas autuou nesta sexta-feira (10) 12 comércios não essenciais no Centro da cidade por estarem abertos durante a fase vermelha, que voltou esta semana no município por ordem do governo estadual. Segundo a Administração, foram vistoriados 67 comércios e outros nove receberam auto de infração por não seguirem regras de abertura.

Neste último caso, entre os motivos para a punição estão o fato dos comércios não possuírem controle de fluxo de pessoas, não fornecerem máscaras em número suficiente para seus funcionários e não disponibilizarem álcool em gel 70% para clientes e funcionários.

Em ambas situações, a cobrança de multa é de R$ 1.446,44. Em caso de reincidência, a multa dobra. A ação desta sexta foi coordenada pela Vigilância Sanitária, do Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde)), com participação da Defesa Civil, Procon (Departamento de Proteção ao Consumidor), Secretaria de Planejamento e Urbanismo (Seplurb), Setec (Serviços Técnicos Gerais) e Guarda Municipal.

A ação foi motivada por denúncias recebidas via Sistema 156, que apontam descumprimentos nas determinações contra a Covid-19. A ação integrada de hoje contou com oito equipes.   


LEIA TAMBÉM 
Covid-19: Unicamp confirma vestibular para janeiro de 2021  
Ocupação em leitos de UTI cresce e chega a 89,61% na rede


QUEIXAS


As principais queixas registradas se referem a estabelecimentos que não são considerados serviços essenciais e permanecem funcionando com atendimento presencial ao público; padarias, restaurantes e bares com consumo de alimentos no local; aglomeração de pessoas; ausência de controle de fluxo de pessoas e clientes e funcionários sem máscaras.

Ainda nesta sexta-feira, Campinas chegou a 437 óbitos pelo novo coronavírus e 11.536 casos confirmados.

Mais do ACidade ON