Aguarde...

cotidiano

Taxa de ocupação de UTI volta a subir e atinge os 86,5%

Taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivos para covid-19 voltou a subir depois de queda na sexta-feira; Campinas tem 56 leitos disponíveis neste domingo

| ACidadeON Campinas

Leito do Hospital Metropolitano, contratado pela rede pública durante epidemia de covid-19 (Foto: Fernanda Sunega/PMC)

A taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) exclusivos para o tratamento de pacientes com novo coronavírus (covid-19) voltou a subir neste domingo (26), atingindo os 86,5%, dias depois de registrar uma breve queda no índice.

De acordo com o balanço divulgado hoje pela Prefeitura de Campinas, somando o sistema público e o privado, a cidade tem 56 leitos dispoiníveis hoje.

Ao todo, 359 dos 415 leitos de UTI exclusivos para o tratamento de covid-19 estão ocupados, o que equivale a 86,5% do total. Estes leitos estão divididos da seguinte forma:

No SUS (Sistema Único de Saúde) municipal, que comporta leitos no Hospital Ouro Verde, Mario Gatti, além de leitos em hospitais particulares, 146 dos 155 leitos disponíveis estão ocupados. São 9 leitos disponíveis hoje, o que equivale a 94% do total.

No SUS estadual, cujos leitos estão disponíveis no HC da Unicamp e no Ambulatório Médico de Especialidades, 83 dos 93 leitos estão ocupados, o que corresponde a 89% da ocupação.

Já no sistema particular, 130 dos 167 leitos estão ocupados, o que equivale a 37 leitos ou 78% da ocupação.

FLEXIBILIZAÇÃO

Conforme mostrou o ACidade ON Campinas, a taxa de ocupação dos leitos de UTI para covid-19 voltou a aumentar depois da primeira queda em 39 dias. Nesta sexta-feira (24), o indíce de ocupação atingiu os 84,35%, a menor desde o dia 14 de junho. Ontem (25), a taxa subiu, um pouco, atingindo os 84,9%.

Apesar da taxa elevada, Campinas volta, nesta segunda (27), a fase laranja do Plano São Paulo de flexibilização da quarentena, o que permite a reabertura de uma série de comércios e serviços. Isso é possível pois o estado leva em consideração o índice da região de Campinas como um todo para permitir a mudança de fase.  

CASOS 

Campinas também confirmou hoje oito novos óbitos e 19 novos casos de novo coronavírus. Ao todo, a cidade já soma 639 mortes e 15.662 casos confirmados da doença desde o início da pandemia.

Mais do ACidade ON