Aguarde...

cotidiano

Covid-19: Campinas vai testar 20 mil profissionais de saúde

Exames serão realizados a partir da próxima segunda (3) em funcionários das redes pública e privada

| ACidadeON Campinas

Teste que usa sangue tirado do dedo continuará sendo aplicado na população para inquérito sorológico (Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado)

A Prefeitura de Campinas anunciou nesta segunda-feira (27) que aplicará testes para a detecção da covid-19 em todos os profissionais de saúde que atuam no município, a partir da próxima segunda (3). A estimativa é que 20 mil pessoas passem pelo exame, entre funcionários da rede pública e também da rede privada de saúde na cidade.

Segundo o secretário de Saúde de Campinas, Carmino de Souza, o exame é feito com amostra de sangue e o resultado da resposta imunológica ao coronavírus sai em menos de 24 horas. A decisão de testar todos os profissionais de saúde do município foi tomada em acordo com o Governo do Estado de São Paulo por meio do Instituto Butantã. 

LEIA MAIS 
Covid-19: Campinas chega a 16,2 mil casos e 641 mortes
Governo Doria afrouxa regras e facilita reabertura em SP
Após alta, taxa de ocupação de UTI em Campinas estabiliza em 86%
Contra festas, Jonas pedirá reforço à PM e Emdec para multas

Os testes serão feitos em pessoas assintomáticas (que não estão com sintomas) e que não tiveram resultado positivo para covid anteriormente. Os profissionais de saúde que estiverem apresentando os sintomas da covid-19 passarão pelo PCR, para diagnóstico do vírus ativo, e serão mantidos afastados até que saia o resultado, como já vem ocorrendo nos casos suspeitos.  

A expectativa é que a testagem seja feita entre 40 e 60 dias. O objetivo é avaliar a prevalência de pessoas que tiveram contato com o coronavírus.

O balanço mais recente da Administração, que engloba os trabalhadores de saúde das redes pública e particular da cidade, divulgado em 17 de julho, aponta que 2.015 profissionais já testaram positivo e 4.086, negativo.

Depois dos profissionais de saúde, o governo quer testar também outros trabalhadores de áreas mais expostas ao vírus, como segurança pública e assistência social.

INQUÉRITO SOROLÓGICO

O teste rápido, que usa uma pequena amostra de sangue da ponta do dedo e tem resultado positivo ou negativo para a covid-19 em 15 minutos, continuará sendo usado para testagem da população. Segundo o prefeito Jonas Donizette (PSB), a previsão é que um novo inquérito sorológico seja feito na semana que vem.

Mais do ACidade ON