Aguarde...

cotidiano

Covid-19: supermercados lideram em reclamações de clientes

Devisa registrou 383 denúncias de desrespeito à medidas sanitárias durante epidemia de coronavírus; 40,7% delas são de mercados

| ACidadeON Campinas

 

Supermercados representam 40,7% das reclamações feitas à Vigilância (Foto: Denny Cesare/Código19)

Os supermercados de Campinas lideram a lista de reclamações de clientes feitas à Vigilância Sanitária do Devisa (Departamento de Vigilância Epidemiológica) nos últimos meses. De abril a julho, o órgão recebeu 383 reclamações de desrespeito a medidas sanitárias de estabelecimentos do setor de alimentos.

Desse total, os mercados somam 156 reclamações, o que signifca 40,7% do total. O restante ocorreu em padarias, mercados, restaurantes e bares, segundo a Administração.

Entre as principais reclamações dos consumidores estão a falta de álcool em gel 70%, uso de máscaras (de funcionários e clientes), controle de fluxo e distanciamento dentro das lojas. Caso o problema seja flagrado, a multa é de R$ 1.446,44, dobrando se for reincidente.

Ainda de acordo com a Prefeitura, 37 estabelecimentos já foram autuados na cidade e um foi interditado. Isso ocorreu no dia 15 de julho no Higa Atacadista, no Campos dos Amarais, e foi por conta de aglomeração de pessoas nos corredores.  Neste caso, a loja foi reaberta no dia seguinte. Segundo o mercado, eles têm feito comunicados constantes pelo sistema de som da loja e colocaram correntes de plástico nos acessos aos corredores, quando necessário, evitando a concentração de pessoas em alguns pontos.

Para a diretora da Vigilância Epidemiológica de Campinas, Andrea Von Zuben, os mercados devem ficar atentos não somente com o controle de fluxo de entrada, mas também olhar a aglomeração nos corredores do estabelecimento.

"Às vezes elas estão concentradas na fila do açougue, na padaria, no caixa", explicou. Ainda hoje, em Campinas, foram registradas mais 25 mortes por covid-19, totalizando 666 vítimas fatais, e mais de 16.926 casos confirmados.

Mais do ACidade ON