Aguarde...

cotidiano

Câmera térmica mede temperatura de passageiros em Viracopos

Medida integra série de ações tomadas pelo aeroporto para tentar reduzir o contágio pelo coronavírus

| ACidadeON Campinas

Câmera térmica mostra mostra temperatura de passageiros (Foto: Divulgação)
 
O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, instalou uma Câmera Térmica que mede a temperatura de todos os passageiros que embarcam em voos no terminal. A iniciativa é mais uma entre 35 ações realizadas nos últimos meses para elevar o nível de segurança nas viagens aéreas e evitar o contágio pela covid-19.

O painel de medição de temperatura implantado pela empresa integradora de sistemas Grupo Contsec é uma combinação de aplicações baseadas no reconhecimento de faces e detecção de temperatura por infravermelho. A medição leva em torno de três a cinco segundos e é realizada quando os passageiros apresentam o bilhete de embarque.

Para a medição, o passageiro tem de ficar parado por alguns segundos com o rosto diante da câmera. Um aviso sonoro é emitido imediatamente pelo equipamento para sinalizar se a temperatura corporal da pessoa está normal ou se está elevada.

Caso a temperatura do passageiro esteja acima do normal, os agentes de segurança do aeroporto recomendam que o passageiro dirija-se imediatamente ao Posto Médico de Viracopos, que fica no próprio saguão. A concessionária também notifica a companhia aérea responsável pela aeronave para alertar sobre a situação daquele passageiro.

DESINFECÇÃO

Viracopos ampliou o processo desinfecção especial de todo o terminal de passageiros e de ônibus utilizados pelos passageiros no deslocamento até as aeronaves. A iniciativa visa minimizar a propagação da covid-19 diante do cenário da retomada gradual de voos por parte das companhias aéreas.

A desinfecção ocorre diariamente, sempre antes dos horários de pico operacional, e deve ocorrer pelo menos três vezes ao dia. Também serão desinfetados os carrinhos de bagagem.

Nos meses de março, abril e maio, Viracopos já havia anunciado a ampliação e atualização de uma série de medidas de segurança no terminal de passageiros para reforçar o combate ao contágio pela covid-19.

Ações como ampla higienização, avisos sonoros, sinalização de distanciamento, instalação de acrílicos nos pontos de atendimento e desinfecção constante, já adotadas nos últimos meses, se somam a uma série de outras ações para o enfrentamento da crise global.

Mais do ACidade ON