Aguarde...

cotidiano

Reabertura de bares e restaurantes é tranquila em Campinas

A reabertura de bares e restaurantes, que neste sábado (8) teve seu primeiro dia em Campinas, foi tranquila em alguns pontos visitados pela reportagem do ACidade ON no começo da tarde

| ACidadeON Campinas

Bar na Rua Conceição com clientes na calçada. (Foto: Luciano Claudino/Código 19)

A reabertura de bares e restaurantes, que neste sábado (8) teve seu primeiro dia em Campinas, foi tranquila em alguns pontos visitados pela reportagem do ACidade ON no começo da tarde. A volta das atividades era ansiosamente esperada pelo setor que após quatro meses sem poder receber clientes no local somavam prejuízos e o risco de não conseguirem retornar as atividades (leia mais aqui).  

Com Campinas sendo reclassificada ontem na fase amarela pelo Estado no Plano São Paulo de flexibilização da quarentena de combate ao coronavírus esses estabelecimentos puderam voltar a receber o público, mas com capacidade de 40% e funcionamento por seis horas diárias, no horário que deve ser escolhido por eles, entre o período das 6h às 17h. O período, no entanto, não precisa ser corrido, pode ser "fatiado" de acordo com a preferência do estabelecimento.

A reportagem passou por pontos da área central e do Cambuí, bairro que concentra uma grande quantidade de bares e restaurantes, e a maioria estavam fechados.    
 
LEIA TAMBÉM 
Dia dos Pais com horário ampliado gera multidão no comércio
Bolsonaro se solidariza com motoboy alvo de racismo em Valinhos
Campinas registra mais 7 óbitos e passa de 800 mortos pela covid


O mesmo ocorreu no Centro. Na tradicional praça Bento Quirino, no Centro, apenas um bar estava aberto e o movimento seguia tranquilo no início da tarde. O movimento era maior em um outro bar, localizado na Rua Conceição, onde a maior parte dos clientes estavam sentados em mesas do lado de fora.   


 
Em outro bar, na Avenida Júlio de Mesquita, o proprietário isolou algumas mesas com fita zebrada para impedir que clientes sentassem no local promovendo o distanciamento necessário e solicitado pelas novas normas sanitárias para impedir a proliferação do novo coronavírus. No local, poucos clientes faziam refeição. 

Bares e restaurantes só podem abrir até as 22h após 14 dias na fase amarela

Ontem o Estado alertou que bares e restaurantes só poderão funcionar até as 22h para consumo local somente em regiões que estejam há pelo menos 14 dias consecutivos na fase amarela do Plano São Paulo. Campinas iniciou hoje nessa fase, com isso essa ampliação só poderá ocorrer depois do dia 21.  

O consumo local em restaurantes e similares é permitido apenas em ambientes arejados ou ao ar livre, com obrigatoriedade de assentos. Não será permitido que os clientes fiquem em pé. A orientação é que os estabelecimentos atendam os clientes conforme horário agendado previamente, para evitar aglomerações.

A ocupação máxima deve ser de 40% da capacidade dos assentos e o funcionamento precisa ocorrer por no máximo 6 horas diárias, consecutivas ou não. Veja as mais normas do setor aqui.

Mais do ACidade ON