Aguarde...

cotidiano

AME deixará de atender pacientes com covid-19 a partir de outubro

A partir de 1º de outubro, o local passará a funcionar com 22 especialidades médicas e não médicas

| ACidadeON Campinas

O AME de Campinas, no Parque Itália (Foto: Luiz Granzotto/PMC) 

O governo do Estado confirmou que o AME (Ambulatório de Especialidades Médicas), em Campinas, vai deixar de funcionar para atendimento de pacientes com covid-19 e passará a sua função normal a partir do dia 1º de outubro.

A unidade foi ativada em abril pelo Governo do Estado, já com seu perfil assistencial reprogramado para atender exclusivamente casos graves do novo coronavírus.

Com a queda na demanda de covid-19, o espaço agora passa por ajustes e medidas de desinfecção, seguindo todos os protocolos de higienização para operar dentro de seu perfil assistencial.

Ainda neste ano, o local passará a funcionar com 22 especialidades médicas e não médicas: oftalmologia, otorrinolaringologia, urologia, dermatologia, vascular, anestesiologia, ortopedia, mastologia, cirurgia plástica e geral, enfermagem, fisioterapia, psicologia, nutrição e terapia ocupacional.

O agendamento de cada paciente deve ser feito pelo município de residência, por meio do sistema Cross (Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde), na modalidade ambulatorial.

BALANÇO

Para atendimento aos casos do coronavírus, foram preparados 35 leitos no AME de Campinas, sendo 29 de UTI e nove de enfermaria.

A unidade começou a funcionar no dia 16 de abril e até o dia 10 de setembro, recebeu 297 casos de coronavírus e deu 216 altas.

A retomada do perfil para operar como Ambulatório Médico de Especialidades foi possível graças à redução na demanda de covid-19 registrada nas últimas semanas.

O pico da demanda na unidade ocorreu entre a última semana de julho e a primeira de agosto, com mais de 90% da Terapia Intensiva ocupada e com os 29 leitos do tipo em operação. Taxa de ocupação similar ocorreu na enfermaria no decorrer de maio até a primeira semana de junho.

Mais do ACidade ON