Aguarde...

cotidiano

Fase verde: parques públicos de Campinas abrirão das 6h às 20h

Parques abrem com capacidade limitada de até 60% a partir deste fim de semana; Prefeitura estuda antecipar Operação Verão para início de novembro

| ACidadeON Campinas

Parques públicos voltam ao horário das 6h às 20h neste fim de semana (17 e 18 de outubro (Foto: Luciano Claudino/Código19) 

A Prefeitura de Campinas informou nesta quarta-feira (14) que os parques públicos voltarão a abrir das 6h às 20h com a entrada da cidade na fase verde do Plano São Paulo, iniciada no último sábado (10). O novo horário começa a partir do próximo sábado e domingo (17 e 18 de outubro).

A ampliação do horário vem também com o aumento de limite de 40% para 60% de capacidade de público nos locais.

Segundo o prefeito Jonas Donizette (PSB), a Prefeitura estuda ainda antecipar a Operação Verão Vivo para novembro - quando o tráfego de veículos no entorno da Lagoa do Taquaral é bloqueado para a prática de exercícios (leia mais abaixo).

A ampliação de horário dos parques públicos segue a ampliação de outros setores, como clubes, shoppins e comércio de rua. A fase verde do Plano São Paulo trouxe a flexibilização maior de horário de atendimento, com 12h diárias (antes, na fase amarela, era permitido apenas 8h), e também de público (de 40 a 60%).

De acordo com o secretário de Saúde de Campinas, Carmino de Souza, essa medida faz parte das ações tomadas pela Administração na fase verde. "É uma nova forma de convivência do vírus e temos que estabelecer algumas regras. Essa nova forma de convivência tem que ser segura", disse ele.

Sobre os pedalinhos na Lagoa do Taquaral, o Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde) informou que não é contra o uso e a Prefeitura informou que a prática deve ser permitida também.  

LEIA TAMBÉM 
Campinas ampliará testes de covid-19 para contactantes  
Coronavírus em Campinas: cidade tem mais 8 mortes e passa dos 35 mil casos


OPERAÇÃO VERÃO VIVO


Em transmissão ao vivo na tarde de hoje, Jonas afirmou ainda que pediu um estudo para a Secretaria de Serviços Público sobre a possibilidade de antecipação da Operação Verão para o início de novembro.

Segundo ele, isso pode ser algo positivo para dar mais espaço aos praticantes de esporte, como forma de garantir o distanciamento social entre eles.

"Talvez até já pegando o feriado do dia 2 de novembro. Fechamos uma das pistas da Lagoa do Taquaral, para ter mais espaço", disse. Geralmente, a Operação Verão Vivo é feita a partir de janeiro e consiste no fechamento da pista interna da Avenida Dr. Heitor Penteado, no entorno da Lagoa do Taquaral e da Praça Arautos da Paz.

A ideia é promover atividades recreativas, como caminhadas, prática de exercícios físicos, ciclismo, passeios de skate ou patins, passeios em família e com animais de estimação.

Mais do ACidade ON