cotidiano

Especial coronavirus

ON EXPLICA: Se eu já tive covid-19, preciso me vacinar?

Têm dúvidas sobre a vacinação? Mande um "zap" pra gente: (19) 97159-8294

| ACidadeON Campinas -

Mulher recebendo vacina contra a covid-19. (Foto: Divulgação/Governo do Estado)
 

Os números da covid-19 em Campinas ainda chamam bastante a atenção. De acordo com o boletim da secretaria de Saúde mais recente, divulgado na tarde desta segunda-feira (15), a cidade somou, desde o início da pandemia,  65.654 casos da doença. O total de mortes também é elevado e soma 1.769 vítimas fatais. 

Em relação às doses de vacinas aplicadas até o momento no município, a Secretaria informou ontem que foram 53.370 pessoas que receberam a primeira dose. Já a segunda dose foi aplicada em 5.724 moradores de Campinas. 
 
LEIA TAMBÉM 
Saiba tudo sobre a vacinação contra a covid-19 em Campinas 
Veja aqui as últimas notícias sobre a vacinação

 
Muita gente acaba tendo dúvida, se mesmo após ter tido a doença é preciso tomar a vacina? 

Sim. De acordo com a secretaria estadual, a vacinação é recomendada para todas as pessoas aptas a receber o imunizante, inclusive as que já tiveram covid-19.   

Embora a maioria das pessoas que tiveram covid-19 tenham gerado resposta imune, nem sempre essa resposta é protetora e/ou duradoura.   

Portanto, as pessoas que tiveram o coronavírus deverão receber a vacina.   

Entretanto, recomenda-se o adiamento da vacinação nas pessoas com sintomas respiratórios até a recuperação clínica total - pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas ou quatro semanas a partir do primeiro resultado positivo do exame, mesmo que a pessoa estivesse assintomática (sem sintomas).

Têm dúvidas sobre a vacinação? Mande um "zap" pra gente: (19) 97159-8294

Mais notícias


Publicidade