cotidiano

Especial coronavirus

Fiscalização da GM fecha bar e aplica multas durante o fim de semana

A GM também atendeu 406 ocorrências de perturbação do sossego e descumprimento de medida sanitária

| ACidadeON Campinas -

Ação da Prefeitura ocorreu durante o final de semana (Foto: Carlos Bassan/PMC/Arquivo) 

A Prefeitura de Campinas divulgou, na tarde desta segunda-feira (1º), o balanço da fiscalização contra aglomerações na cidade durante o último final de semana. No total, fiscais da secretaria de Planejamento e Urbanismo, com apoio da Guarda Municipal, fecharam um bar e multaram cinco estabelecimentos comerciais pelo não cumprimento de medidas sanitárias de combate à covid-19. 

Ainda segundo a Administração, também foram lacrados três comércios por falta de alvará de funcionamento. A GM também atendeu 406 ocorrências de perturbação do sossego e descumprimento de medida sanitária. Segundo a comandante da Guarda Municipal, Maria de Lourdes Soares, das 406 ocorrências, a maioria está ligada a aglomerações em praças, vias públicas e festas clandestinas.  
 
Ainda segundo a GM, os bairros com maior registro de ocorrências foram Jardim Campo Belo, Parque Universitário de Viracopos, Centro, Cambuí, Botafogo, Jardim Campos Elíseos. 
 
LEIA TAMBÉM 
Plano SP: Fase laranja começa hoje em Campinas; veja as regras 
UTI-Covid: Campinas tem maior número de internados em 6 meses

 
AÇÕES  

A gente informo que houve ação para dispersar os participantes, mas sem registros de conflitos. Foram 176 ocorrências por descumprimento de medida sanitária e 230 por perturbação do sossego público. Além disso, os guardas atenderam 42 ocorrências enquadradas na Lei do Pancadão.

Durante o patrulhamento, a GM também realizou a prisão de duas pessoas, uma por tráfico de drogas e uma captura de procurado.

MULTAS 

Os estabelecimentos que não seguirem as orientações de segurança contra o novo coronavírus recebem multa no valor de R$ 1.515,44 e, em caso de reincidência, a multa dobra.

A Prefeitura de Campinas possui um canal de comunicação, o telefone 156, para denúncias. A Guarda Municipal pode ser acionada pelo telefone 153.

Publicidade