cotidiano

Especial coronavirus

Doria pode flexibilizar Plano SP nesta quarta; veja indicadores de Campinas

Com avanço da vacinação e diminuição dos casos de covid-19, governo pode relaxar regras

| ACidadeON Campinas -

Nova coletiva sobre o Plano SP acontece nesta quarta (Foto: Governo do Estado de SP)
O governo de São Paulo pode anunciar nesta quarta-feira (28) um relaxamento nas regras do Plano São Paulo de flexibilização da quarentena. 

A possível flexibilização das medidas restritivas foi adiantada ontem pelo vice-governador Rodrigo Garcia, durante visita em Campinas. A coletiva de imprensa com os novos anúncios está prevista para hoje às 12h45, e será transmitida pelo ACidade ON. 

Atualmente, todas as regiões do estado estão na chamada "fase de transição", que termina no próximo dia 31 e pode ser prorrogada ou não. Hoje, todos os setores da economia podem funcionar, até no máximo 23h e com 60% da capacidade de clientes. 

MAIS LIBERAÇÃO? 

Durante coletiva em Campinas, indagado sobre a situação epidemiológica do Estado, o vice-governador afirmou que São Paulo está vivendo a melhor semana epidemiológica desde o começo do ano.

"Os casos estão caindo, mortes diminuíram e as internações também diminuíram radicalmente. O que nos leva a afirmar que a causa e efeito da vacinação já existe em São Paulo", disse. 

"Nossa expectativa é que vamos viver um mês de agosto melhor. Até o dia 20 de agosto com mais flexibilização. E a partir do dia 20, com novas regras. O governador João Doria se reúne com o Centro de Contingência de Covid durante a noite, e vai fazer suas propostas. Amanhã (hoje) será divulgado o novo momento que São Paulo viverá", acrescentou durante entrevista. 

Na segunda-feira (26) em entrevista à uma filial da Globo, o próprio governador João Doria também confirmou uma possível flexibilização, com chances também de antecipação da vacinação. Segundo Doria, as medidas são esperadas por causa de uma queda consistente em casos, internações e óbitos no estado. 

Todas as regras válidas em São Paulo são orientadas pelo Centro de Contingência da Covid-19. Entre as possíveis mudanças, pode ser anunciada uma ampliação no horário de funcionamento do comércio e dos serviços.

E NA REGIÃO?


No DRS (Departamento Regional de Saúde) de Campinas, também é notada uma diminuição de casos da doença. Atualmente, a variação de casos e óbitos de covid-19 é negativa, mas ainda houve aumento de 1,6% na variação de internações.  

Veja os indicadores:

- Casos confirmados de covid-19: variação semanal de -21,8%
- Óbitos confirmados por covid-19: variação semanal de -14,1%
- Ocupação de leitos de UTI-Covid-19: 59,1%
- Ocupação de leitos de enfermaria: 38,8%
- Variação semanal de internações: 1,6%
- Internações nos últimos 14 dias por 100 mil habitantes: 47,6
- Óbitos nos últimos 14 dias por 100 mil habitantes: 13,3
- Leitos de UTI por 100 mil habitantes: 27,4
- Casos de covid-19 nos últimos 14 dias por 100 mil habitantes: 417,2

Mais notícias


Publicidade