cotidiano

Especial coronavirus

Campinas abre hoje agendamento da vacina para maiores de 18 anos

Segundo o prefeito, o agendamento, que está suspenso há sete dias, será reaberto ampliando a faixa etária a partir das 18h

| ACidadeON Campinas -

Prefeito fez anúncio pela manhã nas redes sociais (Foto: Divulgação/Prefeitura de Campinas)
 

O prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos) anunciou na manhã desta terça-feira (10) que abre na tarde de hoje o agendamento para vacinar moradores com mais de 18 anos contra a covid-19. 

Segundo o prefeito, o agendamento, que está suspenso há sete dias, será reaberto ampliando a faixa etária a partir das 18h. O cadastro pode ser feito pelo site https://vacina.campinas.sp.gov.br/vacinas/covid-19

"O que antes parecia um sonho distante na dura luta conta a covid-19, agora chegou", publicou Dario nas redes sociais. "Com a ampliação da vacinação, já conseguimos ver um futuro melhor para os campineiros. A retomada econômica passa por essa imunização", completou. 

Com a ampliação, toda a faixa etária de adultos será contemplada com a imunização. A cidade segue o calendário do governo estadual, que prevê a vacinação de pessoas com idade de 18 a 24 anos entre hoje e 16 de agosto. 

A partir do dia 18, o estado inclui adolescentes com idades entre 12 e 17 anos com deficiência, comorbidades, gestantes e puérperas. 

BALANÇO
 
A campanha de vacinação contra a covid-19 começou em janeiro em Campinas e segue em andamento incluindo cada vez mais grupos prioritários.  

Até agora, 1.028.293 de doses já foram aplicadas na cidade, sendo que 739.047 pessoas já receberam a primeira dose, e 264.008 já receberam a segunda. Há ainda 25.238 moradores que receberam imunizante de dose única. 

SUSPENSÃO  

Desde terça-feira (3) Campinas está com o agendamento da vacina suspenso por falta de doses. O cadastro foi fechado no mesmo dia em que a cidade havia aberto o agendamento para maiores de 25 anos. Segundo a secretaria de Saúde, todas as 25,6 mil vagas foram preenchidas no mesmo dia.    

ONDE RECEBER

As vacinas são aplicadas em centros de saúde do município apenas com dia e horário marcados. São 64 unidades de saúde disponíveis para a vacinação entre 13h e 17h, de segunda a sexta-feira. Apenas os CS Boa Esperança, Carlos Gomes e Campina Grande não realizam a aplicação das vacinas.

As pessoas devem levar documento com foto, CPF e comprovante de endereço. Quem tiver entre 18 e 29 anos deve levar, preferencialmente, o comprovante de residência no próprio nome. Caso não tenha, pode ser em nome dos pais ou responsável (o parentesco deverá ser comprovado por meio de documentos). A partir de 30 anos é obrigatório o comprovante no próprio nome.

REGRAS
 
Segundo a Prefeitura, é importante que as pessoas cheguem, no máximo, com 10 minutos de antecedência para evitar aglomerações.

Não há possibilidade de escolha da vacina, mesmo com prescrição ou encaminhamento médico. A pessoa que se negar a receber o imunizante disponível terá que assinar um documento de recusa e só poderá ser vacinado quando todas as pessoas a partir de 18 anos estiverem vacinadas.

Quem não comparecer no dia agendado ficará suspenso por 30 dias no sistema de agendamento. As eventuais contestações poderão ser encaminhadas via recurso formalizado no Protocolo Geral da Prefeitura.



Mais notícias


Publicidade